EDM e seu PCA recebem Prémios Internacionais

Seg, 21/05/2018 - 11:30

EDM eleita Melhor Empresa pública africana de electricidade do ano

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) foi eleita a melhor Empresa de electricidade a nível de África e o seu Presidente, Mateus Magala, a personalidade do ano no sector. Os prémios foram atribuídos, a 16 de Maio de 2018, no Centro Internacional de Conferências de Cape Town (CTICC), na Cidade de Cape Town, África do Sul, durante a Semana da Conferência Africana das Empresas Públicas (African Utility Week), para as áreas de energia eléctrica e de fornecimento de água, evento organizado pela Spintelligent, em coordenação com a Clarion Events, ambas empresas sul-africanas

Para a eleição são observados indicadores e critérios estabelecidos para a selecção das melhores entidades, que incluem Liderança, Visão, Reformas, Inovação, Desempenho e Sucesso ao longo do ano 2017/18. O painel do júri foi constituído por especialistas internacionais, profissionais e personalidades de renome no Sector de Energia e todo o processo, bem como os resultados apurados tendo sido auditados por uma firma internacional independente.

A EDM e o seu Presidente foram premiados em reconhecimento da sua visão, liderança e resultados nas transformações em curso na empresa com vista ao alcance do Acesso Universal à Energia Eléctrica no País até 2030, numa competição renhida que teve como finalistas os seguintes países: Quénia, Ruanda, Senegal, Seychelles, Costa do Marfim, Burquina Faso, Burundi, Tanzânia e Africa de Sul e ainda individualidades como: Ana Hajduka, Fundadora e Presidente Executiva da Africa Green Co, do Reino Unido; Chris Prengels, Presidente Executivo da Tiger Power, Bégica/Tanzaia; Herta von Stiegel, Presidente Executiva da Ariya Capital, do Quénia; Jean Bosco Mugiraneza, Presidente Executivo da Rwanda Energy Group Limited, do Ruanda e Mouhamadou Makhtar Cisse, Presidente Executivo da Societé Nationale d´electricité du Sénégal, do Senegal.

Estas distinções seguem-se a outras obtidas em meados do ano de 2017, quando a EDM foi agraciada, pela segunda vez consecutiva (a primeira foi em 2016), com a distinção de Melhor Empresa Moçambicana com Maior Variação de Negócios no Sector de Serviços e como a segunda maior empresa no Ranking das 100 Maiores Empresas de Moçambique (uma subida de três posições de 5º a 2º lugar em relação à edição anterior de 2016). O Ranking das 100 Maiores Empresas é organizado pela prestigiada firma KPMG.

Outrossim, o Clube “Pássaro Azul”, uma organização da sociedade civil, apurou a EDM, como a Empresa do Ano de 2017, por se ter destacado no conjunto de todo o empresariado nacional, pelos grandes esforços que realizou no âmbito da electrificação rural, bem como pelas actividades de responsabilidade social que desenvolveu ao longo do ano, tendo o seu Presidente sido destacado como a Personalidade Económica do ano de 2017, por se ter distinguido na liderança e gestão empresarial, factores que impulsionaram bastante o desempenho positivo da Empresa. Ainda em 2017, o Presidente da EDM recebeu o prémio internacional de Liderança Africana em Washington atribuído pela African Leadership Magazine e o Senado dos Estados Unidos em reconhecimento da sua liderança transformativa no sector.

Estas premiações são produto do esforço, trabalho árduo, entrega, sacrifício e inteligência de todos os trabalhadores da EDM e acima tudo, significam que o trabalho que sido feito internamente é visto e censurado não só em Moçambique mas também noutras partes do mundo e são indicativos da certeza do caminho que é trilhado.

Atalhos