Durante seis meses: EDM reduz tarifa de energia para mitigar efeitos da COVID-19

Seg, 01/06/2020 - 12:15

 

Clientes da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) terão a tarifa de energia reduzida nos próximos seis meses, a contar a partir do dia 1 de Junho até 31 de Dezembro do ano corrente. A decisão surge no âmbito das medidas que visam aliviar os impactos da pandemia da COVID-19, numa altura em que o país e o mundo estão a viver momentos conturbados provocados pelo novo coronavírus.

 

Neste sentido, os clientes da EDM com tarifa correspondente a categoria social terão uma redução de 50 por cento e para as outras categorias a redução será de 10 por cento, com excepção dos clientes da categoria doméstica cuja tarifa mantém-se inalterada.

 

E porque a economia tem sido uma das esferas bastante afectadas pelo alastrar da COVID-19, as medidas tomadas pela EDM abrangem também o sector industrial. Nessa área, fica deferido durante o período acima indicado o pagamento da taxa fixa na factura de energia eléctrica de empresas de sectores industrial, comercial, agrícola, serviços, hotelaria, restauração, educação e instalações desportivas e culturais, enquadrados na tarifa geral, grandes consumidores de Baixa e Média Tensão com potência instalada até 200 kVA, cuja facturação registou uma redução acima de 30% devido à pandemia.

 

O custo desta medida está estimado em cerca de 15 milhões de dólares que representam uma quebra para a EDM. Apesar disso, a Empresa está confiante no cumprimento do seu plano no que se refere às 300 mil novas ligações programas para o biênio 2020/2021. (x)

 

Atalhos