Energia da Rede Eléctrica Nacional chega ao Posto Administrativo de Naburi


Foi inaugurada, nesta segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, pelo Governador da Província da Zambézia, Pio Augusto Matos, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Naburi, no Distrito de Pebane, Província da Zambézia, beneficiando perto de 2000 famílias.
O Projecto, avaliado em mais de Noventa e Sete Milhões de Meticais (97 Milhões de Meticais), foi financiado pelo Governo de Moçambique, tendo, fase de implementação, criado trinta e seis (36) postos de trabalho, dos quais 25 foram ocupados por trabalhadores locais e os restantes onze (11) por técnicos do empreiteiro responsável pela obra.
Durante a cerimónia oficial de inauguração na nova Rede Eléctrica (RE), o Governador da Província da Zambézia destacou que a electrificação de Naburi reflete o compromisso do Governo de Moçambique de garantir o acesso universal à energia eléctrica a todos os moçambicanos, até 2030, com impacto no bem-estar e melhoria de condições de vida das famílias, sobretudo nas zonas rurais.
“A chegada de energia vai dinamizar investimentos nas áreas da indústria, do comércio e de outros sectores estratégicos para o desenvolvimento local”, reiterou Pio Matos.
A intervenção do Governador da Zambézia destacou ainda o desempenho da EDM e do Fundo de Energia (FUNAE) pelo papel desempenhado na materialização das políticas do Governo no Sector de Energia, sublinhando o contributo destas instituições para tornar a Província da Zambézia num destino cada vez mais atractivo para o investimento.
Com a entrada em funcionamento desta infra-estrutura eléctrica, a Província da Zambézia passa a contar com 43 PAs electrificados dos 49 existentes. Mantêm-se por electrificar seis PAs, nomeadamente Tacuane-Sede e Muabanama (Distrito de Lugela), Mongue (Distrito de Milange), Megaza e Chire (Distrito de Morrumbala) e Campo (Distrito de Mopeia), sendo que destes, quatro serão ligados através da Rede Eléctrica Nacional e os restantes dois por meio de sistemas isolados.
Durante o evento, o Administrador do Pelouro de Distribuição, Comercial e Informática da EDM, Eng.º Francisco Inroga, aproveitou a ocasião para alertar sobre os prejuízos provocados pelos actos de vandalização da rede eléctrica, estimados em cerca de Cinquenta Milhões de Meticais (50 Milhões de Meticais), por ano.
“A comunidade deve manter-se vigilante, colaborando com a EDM na prevenção de actos de vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia. Os registos destes casos tendem a crescer o que compromete, em grande medida, os esforços do Governo em garantir a rápida expansão da Rede Eléctrica no País”, disse.
O Projecto de electrificação do PA de Naburi consistiu na construção de 36 km de Linha de Média Tensão, 10 km de rede de baixa tensão; instalação de cinco postos de transformação de 100 kVA (22/0.4 kV); montagem de 150 candeeiros de iluminação pública e ligação, até ao momento, de 1.700 novos consumidores.








