PRESIDENTE DA ZÂMBIA PERSPECTIVA MAIS COOPERAÇÃO NO SECTOR DE ENERGIA

Thu, 06/04/2023 - 23:00

O Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, visitou, na manhã desta quarta-feira, 05 de Abril, a Central Termoeléctrica de Maputo (CTM), uma imponente infra-estrutura de produção de energia eléctrica, pertecente à Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM).

 

Na CTM, o Presidente Zambiano teve a oportunidade de percorrer a Área de Produção, bem como conhecer a Sala de Controle de Operações da Central.

 

Em declarações à imprensa, após a visita, o Chefe de Estado da Zâmbia mostrou-se satisfeito pelo nível de qualidade da infra-estrutura. “Estamos muito felizes por ver jovens a trabalhar aqui, homens e mulheres, a dirigir a estação e centro de controlo, por exemplo.  Esse é o futuro de Moçambique, da Zâmbia, da região e do continente,” disse. 

 

O Presidente Hakainde Hichilema destacou ainda a necessidade de fortalecimento de investimentos para o sector de energia, não só para os dois países, como também para a região. A par disso, enfatizou a relevância de se assegurar a interligação regional, para o desenvolvimento da região e do continente africano.

 

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto, revelou que está previsto um projecto visando a interligação dos dois países. Disse que já foi realizado um estudo de viabilidade e, neste momento, decorrem diligências para a mobilização de recursos financeiros para a implementação do projecto.

 

De acordo com o PCA, são necessários 411 milhões de dólares para construir cerca de 376 Km de Linha a 400kV, interligando os dois países.

 

O PCA da EDM aproveitou a ocasião para anunciar a liquidação da dívida da Zâmbia à EDM, com o pagamento, hoje, de 22 milhões de dólares. Neste momento, decorrem negociações para a retoma de fornecimento de energia eléctrica àquele País que estava interrompido devido ao acúmulo da dívida, agora liquidada.

 

Shortcuts