PR lança EDAP em Mulotane

Wed, 24/07/2019 - 13:15 to Fri, 22/07/2022 - 14:45

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu, na passada sexta-feira, 19 de Julho corrente, no Posto Administrativo de Mulotana, ao lançamento do Projecto de Desenvolvimento do Acesso à Energia Eléctrica ao nível da Província de Maputo. O acto foi um dos pontos mais altos da Presidência Aberta que o estadista realizava nesta região do país.

 

O Projecto de Desenvolvimento do Acesso à Energia Electrica (EDAP - do ingles Energy Development Access Project), insere-se no ambito do Programa Energia para Todos, ou ProEnergia, cujo objectivo é conseguir o acesso universal à energia elétrica até 2030.

 

O EDAP tem como objecto a melhoria e expansão da rede de distribuição de energia eléctrica nas zonas peri-urbanas e a ligação de mais clientes na província de Maputo e na cidade de Chimoio, na província de Manica. Conta com financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI), no valor de 33 milhoes de euros.

 

À luz do EDAP, serāo construídos ou montados 134 quilômetros de Média Tensão, 722 de Baixa Tensão, 372 postos de transformação, beneficiando no total 32 mil novos clientes.

 

Deverão beneficiar do projecto 24 mil consumidores na província de Maputo (1500 dos quais em Mulotane, onde foi lançado o projecto) e oito mil na cidade de Chimoio. O plano de implementação desenhado indica que, na província de Maputo, oito mil clientes serão ligados ainda este ano, enquanto os restantes 16 mil sê-lo-ão até Junho de 2020.

 

Na província de Maputo, estão abrangidos os Municípios de Boane (Bairro Novo) e da Matola através dos bairros Ndlavela, Matola Garre, Kobe, Matlemele, Intaka, Boquisso, Muhalaze, Mali, Mukatine, Godloza, Sidwava, Nwamatibjana, Mulotane, Djonasse, Djuba, Chinonanquila e Beloluane.

 

Na cidade de Chimoio, serão cobertos os bairros Trangapasso, Shizue, Quinto Congresso, Cruzamento de Tete, Bandula, Bairro Piloto, Primeiro de Maio, Sete de Abril, Aldeia Belas e Nhamadjessa.

 

Dirigindo-se aos milhares de populares que acorreram em massa ao comício que teve lugar na sede do Posto Administrativo de Mulotane, o Chefe do Estado moçambicano apelou aos residentes dos bairros abrangidos a terem mais calma e paciência, uma vez que as ligações não podem ser feitas todas de uma única vez e em muito curto espaço de tempo. “Aguardem pacientemente a vossa vez, a energia ha-se chegar as vossas casas; parem de pressionar a EDM, ela está a fazer um trabalho maravilhos”, apelou Filipe Nyusi.

Shortcuts