OBRAS DE INTERLIGAÇÃO MOÇAMBIQUE-MALAWI DECORREM A BOM RITMO

Sat, 17/02/2024 - 10:30

As obras de construção da Linha de Transmissão de Energia Eléctrica em alta tensão, no âmbito do Projecto de Interligação Moçambique-Malawi, decorrem a bom ritmo.
De acordo com a Direcção de Electrificação e Projectos (DEP), os trabalhos arrancaram com ligeiro atraso devido à descoberta, no início da empreitada, de engenhos explosivos que forçaram a uma limpeza geral no local da construção da subestação e em alguns troços da linha, do lado moçambicano.


Estes imprevistos atrasaram o Projecto em cerca de três meses, contudo, neste momento há maior entrosamento das equipas do lado moçambicano e malawiano.


A DEP refere que o cronograma actual dos trabalhos aponta para a conclusão da construção da subestação de Matambo, no distrito de Changara, em Tete, até Junho ou Julho do presente ano, ao que se seguirá o seu comissionamento até Agosto ou Setembro próximos. Enquanto isso, prevê-se que a construção da linha Matambo - Zóbuè, do lado moçambicano, seja concluída em Julho do corrente ano, devendo o seu comissionamento terminar em Agosto.


Entretanto, a construção da linha Phombeya - Zóbuè, no Malawi, deverá ser concluída em Junho, sendo que o comissionamento terminará em Agosto.


Orçado em 127 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial, Governo Alemão, através da KFW e o Reino da Noruega, o Projecto irá adicionar 120 Megawatts à rede de eléctrica do Malawi, exportados a partir de Moçambique.


Acredita-se que a concretização deste projecto marcará início de um novo capítulo no fornecimento de energia ao Malawi, contribuindo para o crescimento económico do País e para a industrialização da África Austral.


Refira-se que a primeira pedra do Projecto de Interligação Moçambique-Malawi foi lançada em Abril de 2022, pelos Presidentes de Moçambique, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi e seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera

Shortcuts