Inaugurada SE de Marrupa:PR apela à conservação e bom uso da infraestrutura

PR discursando em Marrupa
Mon, 24/02/2020 - 22:00

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apelou à população do Niassa e em particular à de Marrupa, a contribuir na conservação e bom uso da linha Cuamba-Marrupa e da subestação de Marrupa. O apelo foi lançado a 21 de Fevereiro de 2019, na sede do distrito de Marrupa, momentos depois de inaugurar a nova linha Cuamba-Marrupa e a subestação de Marrupa, construídos no âmbito projecto de electrificação da província do Niassa.

Filipe Nyusi referiu que este empreendimento faz parte do programa lançado pelo Governo, designado Energia Para Todos que é um comprometimento do Governo no sentido de garantir que a energia chegue a todos os moçambicanos. “Vamos aplicar esta energia não só para iluminar as nossas casas, mas também nas indústrias, na agricultura, nas nossas escolas e outros sectores para desenvolver, em particular, a província do Niassa e o País em Geral”, disse Nyusi.

 

Felisberto Uissitomo, Director de Transmissão Norte, contactado pela nossa reportagem, disse que depois de instalada a infra-estrutura os desafios são enormes, “primeiro precisamos de fazer a manutenção e conservação destas infra-estruturas”. Outros prendem-se com a vandalização dos equipamentos instalados. Uissitomo referiu que as linhas de transmissão têm sofrido roubo de cantoneiras, o que acarreta elevados custos na sua reposição.

“Estamos a trabalhar com os líderes comunitários e a comunidade para estancar a onda de vandalização de equipamentos eléctricos”, disse o timoneiro regional da Rede de Transporte.

Outro desafio tem a ver com as alterações climáticas. “Estamos a ser afectados de forma cíclica pelos eventos naturais extremos que estão fora do nosso controle, nomeadamente, erosão dos solos, chuvas e ventos acima do normal, ciclones, entre outros”, referiu Uissitomo.

Estes eventos têm atrasado os planos da expansão da rede eléctrica, obrigando a Empresa a virar as suas atenções para a reposição do sistema danificado.

Falando na ocasião, a Administradora de Marrupa, Angelina Maria Nguirazi, disse que é uma grande hora receber a subestação de Marrupa e que tudo fará para a massificação do bom uso; “Estamos cientes de que este empreendimento vai abastecer energia de qualidade ao nosso distrito de Marrupa, como também fornecer energia aos distritos de Mecula e Maúwa, em Niassa, bem como Balama e Namuno, na província de Cabo Delgado”, acrescentou.

 

Já o Secretário de Estado da Província do Niassa, Dinis Chambiuane Vilanculos, saudou a prestação do Governo no processo de electrificação do Niassa, enaltecendo que a taxa de acesso subiu para 24.73%, em consequência da efectivação de 47.808 novas ligações de energia, o que permite que cerca de 239.040 famílias tenham acesso à energia eléctrica. Disse ainda que a expansão de energia eléctrica no Niassa permitiu a electrificação de 76 escolas e 56 centros de saúde, garantindo a introdução do curso nocturno nas escolas e melhor prestação de serviços de saúde.

A cerimónia de inauguração foi testemunhada por altos quadros da EDM encabeçados pelo PCA da EDM, Eng.º Aly Sicola, financiadores e empreiteiros da obra, para além, naturalmente, do Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela.

Shortcuts