EDM aposta na especialização e partilha de conhecimento cientifico

Tue, 22/02/2022 - 22:00

A Electricidade de Moçambique E.P. (EDM) e a Universidade Politécnica de Moçambique (A Politécnica) assinaram, na manhã do dia 22 de Fevereiro de 2022, um Memorando de Entendimento (MdE) cujo objectivo visa, por um lado, o aperfeiçoamento de habilidades e competências técnicos, bem como a partilha de conhecimento, através de estudos científicos, para um melhor aproveitamento das valências e oportunidades do sector da energia.

O MdE foi rubricado pelo PCA da EDM, Engº Marcelino Gildo Alberto, e Reitor da A Politécnica, o Professor Doutor Narciso Matos. Ambos foram unanimes em reconhecer que aquele instrumento vai trazer benefícios para as duas instituições.

“A EDM tem o desafio importantíssimo de alcançar a meta de Acesso Universal à energia a todos os Moçambicanos até ao ano 2030, garantindo, igualmente, a segurança dos equipamentos eléctricos, numa altura em que o nosso País é assolado por desastres climáticos cíclicos. Pelo que, isso só será possível com o aperfeiçoamento de habilidades e competências dos quadros técnicos da nossa Empresa”, explicou o Eng. Marcelino Gildo Alberto.

Por seu turno, o Reitor da A Politécnica saudou a assinatura do MdE, afirmando que o acto vem dar mais energia a parceria que existe há anos. “Um dos objectos acordados é a busca por soluções para as perdas não técnicas. A Politécnica e outras instituições se podem associar para encontrar uma solução sobre este male que afecta o processo de fornecimento de energia eléctrica”, sublinhou o Reitor.

A MdE assinado tem a duração de 3 ano e vai viabilizar a promoção de bolsas de estudos, estágios com laboratórios, consultoria, orientação profissional, investigação científica, formação de colaboradores da EDM.

Shortcuts