EDM apoia a “terceira” idade

Administrador Anuario
Mon, 24/09/2018 - 08:15

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) fez a entrega de 200 sacos de cimento e 50 chapas de zinco, em apoio à construção do Lar de Idosos a ser levada a cabo pelo Fórum da Terceira Idade, uma organização não governamental que congrega várias que trabalham na área. A iniciativa, que se enquadra na política de responsabilidade social da EDM, visa juntar a outros programas de apoio à 3ª idade.

O material foi entregue aos dirigentes do Fórum da Terceira Idade em Maputo numa cerimónia oficial que teve lugar no dia 21 de Setembro de 2018.

Henrique Anuário, Administrador Representante dos Trabalhadores, que procedeu à entrega em representação do Conselho de Administração da EDM, disse que apesar das dificuldades financeiras, a Empresa decidiu responder positivamente ao pedido de apoio formulado pelo Fórum da Terceira Idade, na consciência de que esta camada social é o tesouro de uma sociedade. “Os idosos são o depositário da história, da cultura e do saber social, são o símbolo da família e da sociedade”- disse Anuário.

O representante do CA acrescentou que os idosos merecem um tratamento e carinho especial por parte da sociedade, daí que a Empresa ficou sensibilizada com a iniciativa de construção de um centro aberto de idosos.

O empreendimento será erguido no Bairro Intaka, em Maputo, e visa contribuir na redução da mendicidade que se verifica na cidade de Maputo.

José Pedro, Director Executivo do Fórum da Terceira Idade, disse que “este apoio concedido pela EDM é uma boa parte do material essencial para o início das obras, vamos continuar a bater as portas para que outros parceiros interessados possam se juntar à EDM. Estamos bastante satisfeitos com esta contribuição da Electricidade de Moçambique e esperamos que as obras estejam concluídas até finais de Fevereiro, embora dependemos de outros apoios.”

Segundo José Pedro, este centro será o primeiro a ser construído pelo Fórum onde os idosos vão-se beneficiar de alimentação, assistência médica e medicamentosa e vão desenvolver actividades de geração de rendimentos.

A EDM, na implementação da política de responsabilidade social, vem apoiando várias iniciativas nas áreas da saúde, educação, desporto e sociais. Aliás, ainda este mês de Setembro, realizou no dia 05 uma feira de saúde, inserida nas comemorações dos 41 anos da Empresa, em Maputo, que consistiu em ginástica, saúde oral, rastreio de tuberculose, aconselhamento nutricional, testagem voluntária de tuberculose e HIV/SIDA, entre outros serviços que estavam disponíveis no local.

Shortcuts