PCA DA EDM EXPÕE POTENCIALIDADES ENERGÉTICAS DE MOÇAMBIQUE NOS EUA

Fri, 29/03/2024 - 16:00

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Eng.º Marcelino Gildo Alberto, apresentou, em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), as potencialidades do Sector Energético nacional aos investidores que participam na Conferência Powering Africa Summit 2024 (PAS24), nos dias 05 e 06 de Março do presente ano.

Na sua intervenção, o PCA da EDM partilhou a experiência de Moçambique, salientado o quadro regulatório vigente no Sector de Electricidade, bem como os incentivos fiscais aplicados pela Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), no processo de aprovação de investimento.

O Eng.º Marcelino Gildo Alberto falou, igualmente, do processo competitivo para a implementação de projectos de energias renováveis e outras acções que colocam o País como um polo de atracção de investimento.

“Há oportunidades claras para o investimento estrangeiro no Sector Energético moçambicano, tendo em conta a abundância e diversidade de recursos energéticos, especialmente, de energias renováveis. Este segmento, em franco crescimento, desempenha um papel importante na diversificação da matriz energética nacional e consolidação do posicionamento de Moçambique como polo regional de energia eléctrica na África Austral”, frisou o PCA da EDM.

À margem da PAS24, o PCA da EDM reuniu-se com o CEO da Globeleq, Mike Scholey, com o objectivo de passar em revista o ponto de situação dos projectos em carteira em Moçambique, com destaque para os projectos da Central Térmica de Temane e Linha de Transporte de Energia Eléctrica Temane-Maputo.

Ainda no âmbito da deslocação à Washington, o PCA da EDM efectuou uma visita de cortesia à Sua Excelência Alfredo Nuvunga, Embaixador de Moçambique nos EUA.

Na ocasião, o Embaixador, acompanhado pela Ministra Conselheira e Vice-Chefe da Missão aos EUA, Dra. Lúcia Cherinda, enalteceu a importância da participação de Moçambique na conferência Powering Africa Summit, por se tratar de um espaço para o País apresentar as oportunidades de investimento no Sector Eléctrico nacional, bem como estabelecer outro tipo de relacionamentos que sejam benéficos para o País.

O PCA da EDM reuniu-se também com o CEO da ZESCO, Eng.º Victor Mapane.

A cimeira Powering Africa Summit reuniu várias empresas líderes no mercado mundial de energia, Ministros, representantes de Governos, empresas públicas, reguladores, ONG’s e jovens profissionais ligados ao sector da energia, durante dois dias de discussão de alto nível.

Shortcuts