EDM GALARDOA MELHORES MATÉRIAS JORNALÍSTICAS

Tue, 12/12/2023 - 12:15 to Thu, 12/12/2024 - 12:45

 A Electricidade de Moçambique (EDM) premiou, esta semana, os jornalistas que publicaram, durante o corrente ano, as melhores matérias sobre “Relacionamento entre a EDM e seus clientes na Prestação de melhores serviços”, no âmbito da 2ª Edição do Concurso Prémio de Jornalismo EDM-2023.

A iniciativa de premiação jornalística visa reconhecer e engajar a parceria entre a Empresa e os Órgãos de Comunicação Social (OCS), bem como incentivar a prática de Jornalismo investigativo em matérias sobre o sector eléctrico. 

 

Intervindo na cerimónia de premiação, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Eng°. Marcelino Gildo Alberto,  reconheceu o importante contributo dos profissionais da Comunicação Social na divulgação das actividades da Empresa, na medida quecontribuem para o desenvolvimento do País, desempehando um papel fundamental nos esforços conjuntos,  visando a electrificação nacional”, referiu o PCA da EDM, tendo igualmente apelado ao reforço desta parceria ao referir que, “ devemos manter esta comunicação acesa e operacional, buscando, a todo momento , uma comunicação bidirecional  e de fomento ao entendimento na esfera pública.

 

Segundo o Eng.º Marcelino Gildo Alberto, a EDM aposta, igualmente,  em acções que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados, para proporcionar maior conforto no atendimento e aproximação ao cliente. “O cliente é a nossa razão de ser, pelo que, não vamos poupar esforços para melhorar a sua satisfação”, disse o PCA da EDM, tendo realçado que, “2023, foi um ano de muitos desafios mas, também de conquistas estruturantes. Por um lado, efectuamos acima de 3 mil novas ligações, transpondo a meta estabelecida. Por um outro lado, electrificamos 8 Postos Administrativos (PAs) e prevê-se a electrificação de mais 3 PAs, totalizando para 2023, 11 PAs electrificados a nível nacional”.

 

Para o PCA da EDM, a edição do Concurso de Jornalismo EDM 2023 superou as expectactivas. “ Desta vez, as  premiações obedeceram três categorias, Rádio, Televisão e Imprensa escrita que inclui o webjornalismo”, enfatizou.

 

Para cada categoria o 1° classificado recebeu o prémio de 150 mil meticais, o 2° classificado amealhou 75 mil meticais e o 3° recebeu 50 mil meticais.

 

Num universo de 24 trabalhos submetidos ao concurso,  foram galardoados  para o primeiro lugar, Domingos Macalane da Rádio Moçambique (RM), e Agnaldo Nhampossa do Semanário Savana, com  grande prémio EDM  para imprensa escrita.

 

Em 2º lugar, foram premiados, Miguel Munguambe, do Jornal Público, Abdul Remane, da Rádio A Voz do Islãm e Admiro Feliciano, da Televisão de Moçambique (TVM). Por seu turno, a 3ª posição dos prémios recaiu para Domingos Tomás, da TVM-Gaza, Alexandre Manhiça, da RM e Joaquim Chibalo, do Diário da Zambézia-Quelimane.

 

Refira-se que, o Júri decidiu não galardoar o 1º prémio, na categoria de televisão, por não ter identificado um trabalho com qualidade suficiente para o efeito.

 

Em reconhecimento aos trabalhos submetidos à prova,  para elaboração dos trabalhos, foram atribuídas menções honrosas os Jornalistas Carlos Jossia, da RTP África, Lote Sigauque, da Rádio Índico, Elias Nhaca, do Jornal Savana, Moisés Saela, da RM-Gaza, Nhama Armando e Tânia Pereira, ambos do Diário da Zambézia.

 

Domingos Macalane, vencedor do grande prémio EDM, sublinhou que a sua reportagem traz algumas propostas do que pode ser melhorado no relacionamento entre EDM e seus clientes, e afirmou que, tendo ganho este prémio, sente  que deve trabalhar mais com a Empresa, publicando matérias de interesse público. “Assumo que, como líderes de opinião, nós jornalistas desempenhamos um papel fulcral para servir de intermediários nos assuntos que a comunidade não consegue fazer chegar à instituição”, disse. 

 

Por seu turno, Admiro Feliciano, outro premiado do concurso de Jornalismo EDM 2023, referiu que a satisfação é a dobrar.  A reportagem “contribui para o acesso à informação num tema bastante sugestivo sobre o Relacionmento entre a EDM e seus Clientes. Como as pessoas soliciatam os serviços, por exemplo, quando há avarias. Mais do que isso, a reportagem traz as diferenças entre as tarifas Social, Doméstica e Geral, o que vai ajudar aos consumidores a estar mais esclarescidos sobre a electricidade”, explicou.

 

Refira-se que durante a Premiação do Concurso de Jornalismo EDM, o PCA da EDM, Engº. Marcelino Gildo Alberto, anunciou a 3ª Edição do Concurso de Jornalismo 2024, sob o Tema “ Transparência e Ética na Implementação de Pojectos de Electrificação Nacional”.

 

Shortcuts