INAUGURADA REDE ELÉCTRICA DO POSTO ADMINISTRATIVO DE CHINGA

Thu, 03/08/2023 - 17:45

O Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou hoje, dia 03 de Agosto, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo (PA) de Chinga, Distrito de Murrupula, Província de Nampula.

 

Trata-se de um projecto financiado pelo Governo de Moçambique, no montante de 73.008.542,22 Meticais. A ligação deste Posto Administrativo à Rede Eléctrica Nacional (REN) eleva para 52 o número de PAs electrificados, na Província de Nampula.

 

Durante a cerimónia de inauguração, o PR enfatizou os progressos que têm sido alcançados no quadro da electrificação e acesso à energia no País, afirmando que só nos últimos dois anos, 2021 e 2022, respectivamente, mais de três milhões de moçambicanos passaram a ter  acesso à energia eléctrica pela primeira vez em suas vidas e famílias. Com estes avanços, combinadas as soluções de dentro e fora da Rede Eléctrica Nacional (REN), a Taxa de Acesso Doméstico da População à Energia, registou um aumento de 42%, em 2021, para 48%, em 2022.

 

Segundo o Chefe do Estado, a expectativa do Governo é que com a chegada da energia eléctrica da REN ao Posto Administrativo de Chinga registe-se um aumento da produção agrícola e indústrias de agroprocessamento. “Perspectivamos que o milho, a mandioca, a mapira e a batata-doce sejam, a partir de agora, processados, congelados e comercializados em mercados de consumo de outras partes do País, aumentando os níveis de arrecadação de receita da Administração local,” vincou o PR.

 

O Presidente Filipe Nyusi reconheceu ainda o trabalho da EDM, tendo em vista o alcance da meta do Acesso Universal à energia eléctrica até 2030.

 

Contudo, o PR explicou que o alcance desta meta está a ser condicionado pelo crescente número de actos vandalização de infra-estruturas eléctricas. “A população deve ajudar a conservar, controlar e identificar as pessoas que vandalizam essas infra-estruturas. Muitas vezes, a EDM interrompe o processo de electrificação para repor o sistema vandalizado, o que atrasa a meta de levar energia para todos os moçambicanos em tempo útil. Por isso, devemos estar atentos”, apelou o PR.

 

O projecto de electrificação do Posto Administrativo de Chinga, ora inaugurado, consistiu na construção de 35km de Linha de Média Tensão e 10 km de Rede de Baixa Tensão; montagem de 5 Postos de Transformação e 150 candeeiros de Iluminação pública; e ainda a ligação de 500 Novos Consumidores.

 

Shortcuts