MOÇAMBIQUE E NORUEGA CELEBRAM 50 ANOS DE COOPERAÇÃO ENERGÉTICA E RENOVAM COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR ENERGÉTICO


A Electricidade de Moçambique, E. P. (EDM) e o Reino da Noruega reflectiram, num Seminário realizado esta Segunda-feira, 22 de Junho de 2026, em Maputo, a dinâmica institucional sobre os 50 anos de cooperação entre os dois Países no Sector Energético, uma parceria que tem contribuído para a expansão do acesso à energia eléctrica de qualidade, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Falando durante o Seminário Comemorativo dos 50 anos de Cooperação Energética Moçambique–Noruega, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Eng. Joaquim Ou-chim, destacou que a cooperação entre os dois Países tem sido determinante na transformação do Sector Energético Nacional.
Segundo o PCA da EDM, desde 1977, o apoio da Noruega desempenha um papel fundamental para a implementação de Projectos estruturantes, incluindo os Projectos de Mapeamento e Construção de Centrais de Geração de Energia, Expansão da Rede Eléctrica Nacional (REN), sobretudo nas áreas rurais, bem como no apoio à materialização do Fundo de Resiliência e Resposta a Desastres Naturais, Assistência Técnica e Capacitação especializada dos Trabalhadores da Empresa.
“O Programa Energia para Todos (ProEnergia) é dos exemplos mais actuais e de grande sucesso desta cooperação estratégica que, na prática, impulsionou o crescimento da Taxa de Acesso Doméstico à energia eléctrica, incluindo soluções dentro e fora da Rede, que passou de 36.8%, em 2020, para 66.9%, registado em Março de 2026”, destacou o PCA da EDM.
Por sua vez, o Embaixador da Noruega em Moçambique, Egil Thorsås, afirmou que “(…) vale a pena parar para reconhecer o que foi alcançado nesta última década: a expansão do acesso à energia eléctrica, novas Linhas de Transporte, interligações regionais, a reabilitação de infra-estruturas críticas e o reforço das instituições do Sector. São marcos que resultam de anos de trabalho paciente e exigente.”
Durante o Seminário, foram apresentados e debatidos os Projectos estruturantes desenvolvidos no âmbito dos 50 anos de cooperação entre Moçambique e a Noruega, com ênfase para as iniciativas implementadas na última década, entre as quais a Reforma da Cadeia de Fornecimento da EDM, uma iniciativa que permitiu modernizar os processos de Procurement, com a inclusão de mecanismos mais robustos de transparência, tendo contribuído para a elevação dos padrões de gestão da Empresa a níveis alinhados com as melhores práticas internacionais de Governação Corporativa; bem como o Projecto de Interligação Moçambique – Malawi (MOMA), que vai, nos próximos anos, consolidar o papel de Moçambique como corredor estratégico de Energia Eléctrica na África Austral.
Durante a partilha de ideias e experiências, foi, igualmente, destacada a relevância da cooperação norueguesa no desenvolvimento de Projectos estratégicos de transporte de energia eléctrica, incluindo a Linha de Transporte Temane–Maputo, considerada fundamental para o reforço da capacidade de transporte nacional e redução do actual elevado nível de perdas de energia eléctrica no Sistema de Transporte.
A reflexão sobre a implementação dos Projectos financiados pelo Reino da Noruega serviu, também, para delinear acções futuras de cooperação, com destaque para, por um lado, os Projectos Energia para Todos Fase III – ASCENT, orientado para a aceleração e massificação de novas ligações e expansão da Rede de Distribuição, Corredores de Energias Verdes, voltado ao reforço da Rede de Transporte e à criação de condições para evacuação de energia eléctrica.
Por outro lado, o apoio na materialização do Fundo Gestão de Risco de Desastres Climáticos na EDM, com assinatura do Acordo de Financiamento em 2024, no valor de 30 MNOK, o qual já está a contribuir para a reposição de parte da Rede Eléctrica danificada durante as últimas cheias, na Província de Gaza.
Por conseguinte, todos estes Projectos evidenciam a evolução da cooperação Moçambique–Noruega para uma agenda cada vez mais alinhada com a Transição Energética, expansão do acesso à energia eléctrica, resiliência climática e sustentabilidade da infra-estrutura energética nacional.








