Eventos

EDM BUSCA SOLUÇÕES PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO, SEGURANÇA ENERGÉTICA E INOVACÃO CIENTÍFICA

Cristiana Cuamba
August 27, 2025
5 min

A Electrificidade de Moçambique, E.P. (EDM) realizou um Seminário para debater o "Papel da EDM na Industrialização do País, Acesso Universal e Segurança Energética Nacional", no dia de celebração do seu 48º Aniversário, assinalado no dia  27 de Agosto de 2025.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Eng.º Joaquim Ou-chim, afirmou que a Empresa está focada em viabilizar projectos estruturantes, visando criar condições necessárias para acelerar o alcance da meta de acesso universal à energia eléctrica, bem como garantir investimentos industriais para o País, através do provimento de energia eléctrica fiável e de qualidade.

O PCA da EDM acrescentou que “é imperioso concentrarmo-nos no presente, fazendo uma gestão criteriosa, sustentável e competitiva do nosso negócio, constantemente desafiado por inúmeros factores, com destaque para os efeitos dos recorrentes eventos climáticos, bem como o crescimento preocupante de vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia eléctrica”.

Com efeito, o País depara-se com a escassez de recursos hídricos, causada pelas mudanças climáticas, o que está a impactar negativamente na produção de energia eléctrica, comprometendo o alcance do Acesso Universal à Energia Eléctrica, até 2030, bem com a segurança do fornecimento de energia ao nível da SADC.

Durante o seminário, a Drª Suzana Gomes, Assessora do MIREME, apontou como solução para a mitigação do impacto das mudanças climáticas, o aproveitamento da matriz energética existente no País, nomeadamente, energia solar, eólica e gás, com vista a suprir as necessidades energéticas.

Esta solução foi secundada pelo Engº Amilton Alisson, Assessor do CA da EDM, tendo dito ainda que são cerca de 500 MW fora do sistema eléctrico, daí que há necessidade de se capitalizar o Plano Director do Sector de Energia, para assegurar a disponibilidade dos recursos energéticos. Alisson apontou a necessidade de se investir em quadros formados para assegurar a qualidade, bem como responder à dinâmica da transformação digital.

Falando sobre o impacto dos eventos climáticos, o Eng.º Luís Amado fez saber que a Empresa já está a investir em infra-estruturas mais resilientes, tanto na rede de Transporte e de Distribuição, de modo a minimizar a destruição das infra-estruturas eléctricas e desta forma, oferecer maior segurança no fornecimento de energia.

 

Não existem imagens na galeria da noticia
Clique na imagem para abrir a galeria

Mantenha-se actualizado

Inscreva-se e passe a receber notificações sobre actuação da EDM

Ao submeter o seu email, concorda com os Termos de Privacidade da EDM
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.