EDM APERTA O CERCO NO COMBATE À CORRUPÇÃO


A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) realizou, no dia 09 de Dezembro de 2025, na Cidade de Nampula, um Seminário com o objectivo de alinhar abordagens e soluções inovadoras para travar qualquer forma ou prática de actos ilícitos em toda a cadeia de valor da Empresa.
O Seminário juntou na mesma sala, trabalhadores da EDM, parceiros do Sector Eléctrico, Sociedade Civil, clientes e o público no geral que, entre outros, abordaram também questões relacionadas com as Boas Práticas, Integridade, Ética e Transparência na Gestão Pública e Corporativa, no dia em que se celebrou, mundialmente, a Luta contra a Corrupção.
Intervindo no debate, o Administrador Executivo da EDM, Anastácio Inácio, sublinhou o facto de a “EDM, enquanto braço empresarial do Estado no Sector Eléctrico, estar determinada em aprimorar, continuamente, uma gestão criteriosa, com a modernização dos serviços de fornecimento de energia eléctrica de qualidade, cultivando, simultaneamente, uma cultura organizacional pautada por Valores Éticos, de Transparência de Gestão e Prestação de Contas”.
Nesse contexto, exemplificou o Administrador, “a Empresa tem estado a implementar acções concretas de combate à corrupção, através de normas como o Código de Ética; as Políticas de Governação Corporativa e de Anti-Corrupção; assim como a Política de Ofertas e Gratificações, intrumentos que reflectem o compromisso da EDM com a Ética e a Transparência na sua operação e missão de electrificar Mocambique”, reforçou o Administrador.
O Magistrado do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, Dr. Aristides Manuel Maizana, chamou atenção para a necessidade de cada trabalhador ser vigilante e assertivo nas suas actividades.
“Cada técnico deve pautar pelo cumprimento estrito das normas internas e da Lei de Probidade Pública, recusando ofertas, favores e pressões externas em troca de qualquer serviço público. É também importante que todos façam a sua parte, reportando irregularidades e adoptando uma postura de servidor público exemplar para os colegas e clientes”.
Para mitigar os casos de corrupção generalizados na maior parte das instituições públicas, o representante do Ministério Público sugeriu ainda a digitalização de processos, como sejam a facturação e pagamento de qualquer serviço prestado pela EDM, bem com a diversificação de canais de denúncia internos e externos, em regime de anonimato.
Por seu turno, o Senhor Rui Domingos Ramos, falando em representação do Secretário de Estado de da Província de Nampula, exortou a EDM a promover, ainda mais, “celeridade na solução das preocupações dos clientes e dos cidadãos no geral, evitando longos dias de espera, excesso de burocracia que, muitas vezes, culmina com prestação de favores que desembocam em actos de corrupção”.
Este seminário acontece na mesma altura em que está em curso na EDM uma Campanha de Combate à Corrupção a todos os níveis, especialmente nas áreas de atendimento ao Cliente, a nível comercial e operacional.
“Aproxima-se a Quadra festiva. Nessa altura, a demanda por energia cresce bastante. É obrigação de cada trabalhar da EDM fazer o seu trabalho de forma responsável e integra”, disse o Administrador Anastácio Inácio, para depois advertir que“ o Conselho de Administração será implacável perante o envolvimento de qualquer Trabalhador da Empresa em actos ilícitos, tais como negociação de fraudes e manipulação de contadores; exigência de comissões para a realização de determinada actividade ou qualquer outra forma de Corrupção, cujo tratamento, em relação aos seus autores, observará a máxima de “Tolerância Zero”, afincou o alto gestor da EDM.




