EDM reforça prontidão operacional para assegurar fornecimento contínuo de energia eléctrica


A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) reforçou o seu equipamento e meios circulantes com vista a assegurar a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia eléctrica, durante a quadra festiva.
A informação foi avançada durante a visita de trabalho do Presidente do Conselho de Administração (PCA), Eng.º Joaquim Ou-chim, a diversas infra-estruturas estratégicas da Empresa na Cidade e Província de Maputo.
No âmbito da visita, o PCA percorreu as Áreas de Serviço ao Cliente de KaMavota, KaMaxaquene e da Matola, bem como os Centros Operativos de Distribuição da Cidade e da Província de Maputo e o Centro Nacional de Despacho, com o objectivo de aferir o nível de prontidão dos equipamentos e das equipas técnicas para responder de forma eficaz a eventuais ocorrências no sistema eléctrico.
Durante a deslocação, foram apresentados novos equipamentos recentemente adquiridos pela EDM para fazer face a situações de avaria, tendo igualmente sido entregues cinco novas viaturas destinadas ao reforço dos serviços de Piquete nas Áreas de Serviço ao Cliente da Cidade de Maputo, contribuindo para a melhoria da capacidade de resposta da Empresa.
Na ocasião, o PCA afirmou que a EDM se encontra preparada para responder às variações da procura de energia eléctrica que caracterizam períodos de maior consumo. “Verificámos o posicionamento das equipas ao longo de toda a cadeia de valor, desde a geração, transporte e distribuição até ao atendimento ao cliente, e estamos preparados para responder, de forma célere e eficaz, a quaisquer eventualidades que possam surgir”, assegurou.
Ao interagir com os trabalhadores, o Eng.º Joaquim Ou-chim destacou a importância do contínuo aprimoramento do atendimento ao cliente, da redução dos tempos de resposta às solicitações e do reforço da postura ética, com especial atenção para a prevenção de práticas ilícitas, como cobranças indevidas. Sublinhou, igualmente, a necessidade do cumprimento rigoroso das normas de segurança, visando a prevenção de acidentes de trabalho.
Na interacção com os clientes, o PCA apelou à colaboração de todos na denúncia de casos de roubo de energia e de vandalização de infra-estruturas eléctricas, práticas que comprometem a qualidade e a sustentabilidade do serviço prestado pela Empresa.
Falando à imprensa, o responsável explicou que eventuais avarias no fornecimento de energia podem resultar de diversos factores, com destaque para o aumento do consumo de electricidade em determinados períodos.
“A maior utilização de equipamentos eléctricos, aliada, por vezes, a instalações não devidamente preparadas, pode originar sobrecargas. Nestas situações, a EDM intervém prontamente e orienta os clientes para o uso eficiente e seguro da energia eléctrica”, concluiu.




