MAIS PROFISSIONALISMO. CELERIDADE. SATISFAÇÃO DO CLIENTE!

Thu, 30/07/2020 - 21:45 to Wed, 20/04/2022 - 21:45

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Os princípios que o novo PCA gostaria que fossem abraçados

 

Teve lugar na manhã de 29 de Junho de 2020 uma reunião on-line envolvendo o Presidente e os Membros do Conselho de Administração, todos os Directores e Delegados e o Secretário do Comité Sindical.

O encontro, o primeiro do novo Conselho de Administração (CA), serviu para a apresentação aos gestores dos novos administradores. Assim e de acordo com o programa, os novos MCA foram-se apresentando sucessivamente na ordem constante da acta lavrada pelo Instituto de Gestão das Participações do Estado, aquando da Assembleia Geral da EDM a 18 de Junho passado.

Noel Govene, Administrador Executivo (AE) para a Área de Finanças; Júlio Zeca João Chipauzo, AE para a Área de Produção e Transporte; Francisco João Inroga, AE para a Área Comercial, Distribuição e Informática; Joaquim Henrique Ou-Chim, AE para a Área de Electrificação; Pedro Jossias Nguelume, AE para a Área de Desenvolvimento de Negócios; e Iolanda Maria Pedro Campos Cintura Seuane, AE para a Área de Recursos Humanos. Cada um dos titulares apresentou um pequeno resumo do seu currículo.

Seguidamente, Moisés Mabunda, responsável do Departamento de Comunicação e Relações Públicas, procedeu à apresentação resumida do curriculum vitae do Eng. Marcelino Gildo Alberto, após o que seguiu a mensagem do novo timoneiro da EDM.

Numa intervenção baseada na Mensagem enviada esta segunda-feira, 29 de Junho de 2020, a todos os trabalhadores, o PCA da EDM indicou as linhas de orientação que devem ser seguidas pelos gestores e colaboradores da Empresa.

Começou por saudar os novos Membros do CA, especialmente os que vêm de fora da EDM, os gestores presentes ao encontro, bem como o responsável do Comité Sindical e, através destes, a todos os trabalhadores nos diferentes pontos de labor.

Referiu de seguida que começa o novo ciclo da gestão da Empresa, mas nao comeca a Empresa. Esta existe há muito. O papel da nova gestão é levar avante com maior vigor o trabalho que vem  sendo realizado pelas anteriores administrações. 

Segundo disse, todos os trabalhadores contam para a nova Gestão, daí que os “convida a todos para o novo começo.” O novo CA está aberto a  propostas, sugestões, críticas e observações durante todo o dia, disse o Eng. Marcelino Gildo.

De seguida, recordou “as ambições da EDM”, de ser uma empresa inteligente, viável, que fornece energia de qualidade a todos os moçambicanos, referência internacionalmente e líder no negócio. Para a consecução deste objectivo, apelou à entrega de todos.

Anunciou os princípios que nortearão a nova Administração: Integridade, Transparência, Igualdade, Competitividade e Espírito de Equipa! E enfatizou: pretendemos “Profissionalismo. Celeridade. Satisfação do Cliente!”, a nossa razão de ser.

Quanto aos desafios, apontou a cobertura limitada da eléctrica e os custos envolvidos; os altos níveis da dívida da Empresa a terceiros; as infraestruturas da rede obsoletas; as perdas técnicas e não-técnicas extremamente elevadas; a necessidade de provisão financeira para a energia social; e a cultura institucional pouco inclusiva em questões de gênero com prejuízo do sexo feminino, entre outros.

No entanto, destacou, a EDM tem de  alcançar as suas três prioridades estratégicas, nomeadamente: (i) alcance do acesso universal à energia; (ii) o posicionamento de Moçambique como polo de energia na África Austral; e (iii) o estabelecimento de uma empresa modelo de serviço público de electricidade, que optimiza a igualdade de género e a excelência empresarial e operacional.

Como prioridades imediatas, apontou as perdas e solicitou que cada gestor apresente o mais breve possível um plano concreto de redução de perdas, o que vai contar para a sua avaliação de desempenho.

Apontou que a nova Administração é pela transparência, avesso à corrupção, muita entrega e dedicação. Desafiou que se tirasse a Empresa dos resultados negativos que tem registado, o que lhe permitiria aumentar salários.

Já mais à frente, falou da imperiosidade de mais celeridade na reforma do procurement, da adopção das novas tecnologias e do trabalho em equipa. “Não acreditamos no sucesso do trabalho não feito em equipa; queremos trabalho em equipa” - enfatizou.

E terminou com uma exortação: “Vamos fazer história! Somos todos jovens e temos energia suficiente para tal. Profissionalismo. Celeridade e Satisfação do Cliente!”

 

A seguir à intervenção do Presidente do Conselho de Administração, houve a mensagem do Representante do Comitê de Empresa, Olavo Mimbire. “Venho a esta cerimónia dizer, de braços abertos: bem - vindos à Liderança da Família EDM!” - começou por dizer, acrescentando que é apanágio do Sindicato da Empresa desejar boas entradas à casa aos novos Membros do CA que vêm liderar os destinos desta grandiosa Família.

Segundo as suas palavras, sabemos quāo importante e desafiante é a missão, mas tranquilizamos-vos que “os trabalhadores estão connosco.” “Encorajamos o CA a tomar medidas dinamizadoras para que a empresa ganhe velocidade no cumprimento da missão e nos desafios que o Governo propôs. Contem com o nosso apoio, dos trabalhadores e dos gestores juniores e seniores desta casa.”

Após a intervenção do responsável do Comité de Empresa, o PCA ainda abriu espaço para comentários dos participantes.

 

A Dra. Ivone Bambo apelou a todos a abraçarem o Código de Ética em vigor na Empresa. A Dra. Esperança Lopes agradeceu a apresentação e indicou que “estamos ao dispor”!     O Director Alberto Banze, preto no branco, referiu que “vamos trabalhar conforme orientado; pedimos muito apoio do CA. Estamos prontos para trabalhar e elevar a EDM a muito altos patamares.” O Dr, Getá Pery apelou à consciência de todos os gestores para realizarem as “despesas extremas e estritamente necessárias”, sob o risco de a Empresa fazer o que as outras fazem com esta crise: redução de pessoal ou revisão por baixo de remunerações.

 

Como fecho do encontro, o PCA Marcelino Gildo destacou as palavras do Dr. Getá Pery, dizendo que “não podemos gastar o dinheiro que não temos”. Agradeceu as palavras dos intervenientes e voltou a chamar a atenção aos gestores: “Vamos fazer história! Profissionalismo. Celeridade. Satisfação do Cliente!”

 

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