EDM MODERNIZA E CONFERE TRANSPARÊNCIA NO PROCUREMENT DE BENS E SERVIÇOS

Tue, 23/04/2024 - 12:00 to Tue, 27/08/2024 - 12:15

A Electricidade de Moçambique E.P. (EDM) continua a assumir o posicionamento de lidenrança no processo da digitalização da Empresa. Desta vez, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, o Engº Marcelino Gildo Alberto, procedeu ao lançamento, no dia 16 de Abril de 2024, do Portal de Fornecedores, uma ferramenta que vai garantir uma gestão eficiente e moderna dos seus fornecedores de bens e serviços, no âmbito do processo de Reforma de Procurment, em curso na EDM, desde 2017.

Trata-se de uma plataforma digital alicerçada, essencialmente, na modernização dos processos e Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que confere, maior transparencia, eficiência, eficâcia à EDM, consolidando, desta forma, a implementação, na Empresa, de melhores práticas internacionais, no que ao procuremente diz respeito.

Dirigindo aos fornecedores e presentes no evento, o PCA da EDM, Engº Marcelino Gildo Alberto, perspectivou que “no fim, sairemos todos a ganhar, com o estabelecimento de um mercado de negócio de Energia Eléctrica Nacional, com oportunidades para todos, e a garantia do impacto positivo na melhoria da prestação dos serviços de electricidade, em toda a sua cadeia de valor e áreas afins”.

“Quero, igualmente, lançar um vigoroso apelo aos nossos mais de quatro mil Fornecedores e outros interessados, para que, desde já, se inscrevam nesta Plataforma de Fornecedores da EDM, uma ferramenta que vai permitir uma concorrência saudável e transparente entre as Empresas do Sector Empresarial do Estado e não só”, frisou o PCA da EDM.

Com a implementação deste Portal de Fornecedores, a EDM passa a ter os fluxos das operações de procurement mais dinâmicos e flexíveis, permitindo que os colaboradores da Empresa se concentrem em tarefas de valor acrescentado, tomada de decisões, análise de fornecedores, negociação, entre outros. “O Portal de Fornecedores vai reduzir significativa o tempo de conclusão de processo de aquisição, eliminando todo o tipo de tarefas repetitivas e erros manuais, o que vai conferir, inevitavelmente, maior fiabilidade ao Procurement da EDM” assegurou o PCA.

O Dr. João Aleluia, Director de Aquisições da EDM referiu que no processo do cadastro, os fornecedores deverão apresentar dados legais das respectivas empresas, informações dos accionistas ou catálogos de bens e serviços, informação bancária do fornecedor, bem como aceitação de adesão ao Código de Ética da EDM.

Importa referir que o cadastro dos fornecedores de bens e serviços é validado por especialistas internos da EDM, sendo que depois de adesão a esta plataforma, os fornecedores terão acesso à informação sobre oportunidades de negócios com a EDM, acesso a documentos dos concursos para fornecedores elegíveis, dados sobre resultados de concursos, informação sobre contratos vigentes, incluindo acesso a um canal para reclamações.

Esta plataforma identifica, na sua base de dados, fornecedores que não honram os seus compromissos, apresentam incumprimento das suas actividades, colocando-so na lista negra, gerada pelo próprio sistema.

O Porta de Fornecedores da EDM foi lançado publicamente na presença de fornecedores e demais parceiros e pode ser acessado através do Link: https://fornecedores.edm.co.mz.

Shortcuts