MOÇAMBIQUE E ESWATINI REFORÇAM COOPERAÇÃO NO SECTOR ENERGÉTICO


O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estêvão Pale, afirmou que Moçambique está empenhado em aprofundar a cooperação com o Reino de Eswatini, em iniciativas destinadas a responder às necessidades energéticas de ambos os países.
A declaração foi feita durante a visita de Sua Majestade, o Rei Mswati III, no corrente mês, à Central Termoeléctrica de Maputo (CTM), com o propósito de conhecer o funcionamento daquela infra-estrutura e explorar novas oportunidades de parceria no domínio da energia.
“O Governo moçambicano definiu como prioridade máxima o desenvolvimento de infra-estruturas energéticas, visando transformar o País num Pólo Regional de Energia e optimizar a utilização dos seus vastos e diversificados recursos, que incluem as energias renováveis, o gás natural e o carvão”, destacou Estêvão Pale.
Após a visita, o Rei Mswati III declarou que a deslocação a Maputo teve como objectivo conhecer a Central e avaliar formas de cooperação. “Viemos a Maputo para conhecer esta Central e ver como podemos estabelecer parcerias”, afirmou.
O Administrador da EDM para o Pelouro de Produção e Transporte, Eng.º Alberto Banze, adiantou que Moçambique fornece actualmente 5 Megawatts de energia a Eswatini, tendo o Rei manifestado interesse em aumentar este volume em mais 25 Megawatts.
Importa salientar que, Moçambique e Eswatini têm vindo a fortalecer a relação estratégica no sector energético, com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável das duas nações.