Informativa

EDM ACELERA TRABALHOS DE REPOSIÇÃO DE LINHA DE ALTA TENSÃO EM CABO DELGADO APÓS COLAPSO DE TORRE

Cristiana Cuamba
February 12, 2026
5 min

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Eng. Joaquim Ou-chim, visitou, hoje, 12 de Fevereiro, o troço Namialo–Metoro para acompanhar, no terreno, os trabalhos de reposição da Torre de Alta Tensão que colapsou na Linha de Transporte de Energia Eléctrica. Durante a deslocação, Eng. Joaquim Ou-chim constatou o avanço acelerado das intervenções em curso, orientadas para o restabelecimento, com a maior brevidade possível, do fornecimento de energia a Província de Cabo Delgado e do Distrito de Eráti, na Província de Nampula.

O colapso da Torre ocorreu devido à erosão provocada pelo aumento do caudal do rio Mecuburi, em consequência das chuvas intensas que afectam o Norte do País. Apesar de as Equipas da EDM terem estado no local dias antes da ocorrência, para mitigar o risco, a força das águas da chuva anulou os esforços empreendidos para a contenção da queda da Torre.

Neste momento, cerca de 100 técnicos, incluindo pessoal local devidamente treinado, encontram-se empenhados para a conclusão dos trabalhos com segurança e celeridade.

“O nosso plano inicial era restabelecer o fornecimento de energia na noite de ontem, mas registou-se uma nova vaga de chuva e, por questões de segurança, tivemos que interromper os trabalhos. Entretanto, tudo está a ser feito para que o sistema esteja operacional dentro de 48 horas”, explicou, em Conferência de Imprensa, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Engenheiro Joaquim Ou-chim.

De acordo com o PCA da EDM, os prejuízos directos, entre os quais a mobilização de pessoal e equipamentos, são de cerca de 20 Milhões de Meticais. Já a reconstrução definitiva da Torre, com reforço da sua resiliência estrutural, deverá rondar os 50 Milhões de Meticais.

“A EDM tem vindo a implementar um Plano de Infra-estruturas Resilientes para fazer face aos fenómenos climáticos extremos, cada vez mais frequentes. Este Plano conta com o apoio de parceiros e prevê a permanente prontidão da Empresa, no que concerne a disponibilidade de materiais estratégicos para responder, de forma célere, a estes eventos, garantindo a continuidade do fornecimento de energia sem grandes interrupções, bem como a segurança das infra-estruturas”, acrescentou o Eng.º Ouchim. O Eng. Joaquim Ou-chim.

O Eng. Joaquim Ou-Chim, aproveitou a ocasião para reconhecer os constrangimentos registados na Região Sul do País, em particular na Cidade de Maputo, onde vários bairros têm sido afectados por avarias. Segundo o PCA da EDM, estas avarias são provocadas, na sua maioria, pelo facto de boa parte dos equipamentos ter sido afectada pelas chuvas registadas no passado mês de Janeiro.

“Durante o período de chuvas intensas, tivemos que, por precaução e segurança de todos, desligar boa parte das nossas infra-estrutruras eléctricas. Isso, de algumas forma, forçou-nos a transferir as cargas para outros Postos de Transformação (PTs) que estavam em condições de funcionamento sem risco de acidentes, resultando em sobrecargas que têm estado a provocar essas perturbações no Sistema Eléctrico. Portanto, estamos preocupados com esta situação mas empenhados em solucionar com maior brevidade possível. Aproveito a oportunidade para pedir desculpas aos nossos clientes”, sublinhou o PCA da EDM.

Não existem imagens na galeria da noticia
Clique na imagem para abrir a galeria

Mantenha-se actualizado

Inscreva-se e passe a receber notificações sobre actuação da EDM

Ao submeter o seu email, concorda com os Termos de Privacidade da EDM
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.