MAIS DE 60% DA POPULAÇÃO MOÇAMBICANA TEM ACESSO À ENERGIA ELÉCTRICA


Cerca de 61.4% da população moçambicana já tem acesso à energia eléctrica no País, de acordo com a informação avançada ontem, dia 29 de Maio, durante a Mesa Redonda realizada pela Electricidade de Moçambique,E.P. (EDM), alusiva à celebração do Dia da Energia, que ontem se assinalou.
Segundo a Directora Nacional de Energia, Dra.Marcelina Mataveia, reconhecendo o papel da Energia como motor que impulsiona o progresso e bem-estar de Moçambique, o Governo prioriza a expansão da corrente eléctrica, a nível nacional, combinando esforços de ProjectosDentro da Rede (On-Grid), implementados pela EDM, e Fora da Rede (Off-Grid),sob a responsabilidade do Fundo de Energia (FUNAE).
"Em 2018, concluiu-se a electrificação das Sedes dos Distritos e, em 2020, iniciou-se a implementação dos Programas de Electrificação dos Postos Administrativos e Energia para Todos (ProEnergia). Este trabalho contribuiu para o crescimento da Taxa de Acesso Doméstico à Energia Eléctrica de 36.8%, em 2020, para 61.4%, em 2025", referiu a Directora Nacional de Energia.
Todavia, Marcelina Mataveia apelou o envolvimento de todos os moçambicanos no combate à vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia, actos que atrasam o alcance da meta de Acesso Universal à Energia.
Refira-se que a Mesa Redonda promovida pela EDM, no âmbito do Dia da Energia, reuniu actores do Sector Energético, parceiros, instituições de ensino públicas e privadas, entre outros convidados, para refletir sobre os desafios visando o alcance do Acesso Universal à Energia, até 2030.
Dentre as várias contribuições, foi realçada a necessidade de mais investimentos na pesquisa e investigação académica para a busca de soluções energéticas e sustentáveis, de modo que a Energia chegue, de forma rápida, a todos os moçambicanos.
À margem da Mesa Redonda do Dia da Energia, foi realizada uma Feira de Exposição de ideias de produção de Energia eléctrica através de fontes renováveis e startups constituídas por jovens estudantes, que frequentam cursos ligados ao sector eléctrico.