EDM INVESTE CERCA DE 25 MILHÕES DE METICAIS PARA MELHORIA DA REDE ELÉCTRICA EM GAZA


A Electricidade de Moçambique, E. P. (EDM) investe cerca de 25 milhões de Meticais para a melhoria da Rede Eléctrica na Província de Gaza, com a instalação de seis (06) Postos de Transformação (PTs), bem como 8km de Linha de Média Tensão e 25km de Linha de Baixa Tensão.
A informação foi avançada pelo Administrador do Pelouro de Produção e Transporte, Eng. Alberto Banze, durante a Conferência de Imprensa realizada recentemente, na Cidade de Xai-Xai, em Gaza.
Na ocasião, o Gestor da EDM anunciou que a Empresa está a trabalhar para reduzir as perdas de energia eléctrica, devido ao roubo de energia e às ligações clandestinas, que chegam a atingir, anualmente, cerca de 100 milhões de Dólares norte-americanos.
Ademais, o Administrador informou que a EDM enfrenta problemas de vandalização de infra-estruturas eléctricas, que resulta em elevadas perdas para a Empresa, de cerca de 25 milhões de Meticais, o que, por conseguinte, compromete o alcance de um dos seus Objectivos Estratégicos.
“Hoje, apresentamos uma obra de investimento, mas se amanhã o equipamento for vandalizado, gerará grandes prejuízos, não só para a Empresa, mas, principalmente, para a população, que fica privada de energia eléctrica por longas horas. Além disso, os actos de vandalismo atrasam o cumprimento da meta de Acesso Universal à energia eléctrica, até 2030”, referiu o Gestor.
Durante a Conferência de Imprensa, o Eng. Alberto Banze reforçou o apelo à vigilância e denúncia de qualquer acto que atente contra a integridade das infra-estruturas eléctricas, através do número 800 145 145.
Importa referir que, durante os três dias de trabalho às Províncias de Maputo e Gaza, o Administrador Banze visitou, também, as Subestações de Marracuene, Bobole, Manhiça, Macie, Dzimbene, Chicumbane, Tavene, Chongoene, Área de Serviço ao Cliente (ASC) de Xai-Xai, Zona de Serviço ao Cliente (ZSC) de Bilene e a Central de Bilene.




