EDM CADASTRA ACTIVOS DE CLIENTES PARA MELHORAR GESTÃO DA REDE ELÉCTRICA NACIONAL


A Electricidade de Moçambique (EDM) ), está a implementar desde o início do presente ano o Projecto de Cadastramento de Activos da Rede Eléctrica Nacional e dos seus clientes, um projecto que teve início na Cidade e Província de Maputo.
O processo vai determinar a localização exacta de um imóvel ou área na superfície terrestre, utilizando coordenadas geográficas. Consistirá, ainda, no levantamento de informações das subestações de transporte, das linhas e dos clientes, através da recolha de dados como o número do contador e da implementação de um sistema de GPS.
De acordo com Adérito Piloto, Coordenador do Projecto de Gestão inteligente dos Activos da Rede Eléctrica (GIS), a acção pretende criar uma base de dados única com informação georreferenciada integrada, acessível e confiável.
“Quando o cliente ligar, ao ditar o número do contador, através do sistema será possível saber, em tempo real, a localização da instalação do cliente e desta forma permitir que a equipa de piquete chegue prontamente ao local e resolva a avaria, reduzindo o tempo de espera do cliente”, explicou o responsável.
Acrescentou ainda que, a base de dados permitirá conhecer a capacidade dos postos de transformação mais próximos. “Vamos saber qual é o PT mais próximo, a sua potência e quantos clientes pode-se ligar no mesmo”, disse Piloto.
Esta iniciativa vai também reduzir o consumo irregular de energia eléctrica, perdas e vandalização das infra-estruturas eléctricas. “Com estes dados cadastrados e clientes conhecidos no sistema, é possível ter ideia dos clientes que estão em situação de fraude e, rapidamente, chegar à casa do cliente”, concluiu o Engº. Adérito Piloto.