Informativa

EDM E RNT DE ANGOLA RENOVAM SINERGIAS PARA MAIS SEGURANÇA ENERGÉTICA NA REGIÃO

Samussone Cuna
November 26, 2025
3 min

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) e a Rede Nacional de Transporte de Energia, E.P. (RNT) de Angola renovaram, em Maputo, o Protocolo de Cooperação que reforça a parceria nas áreas de operação e manutenção do sistema eléctrico.

O instrumento abrange, igualmente, o planeamento e operação de redes, formação, governança e mercados de energia, visando a partilha de conhecimento técnico, o desenvolvimento de capacidades e a implementação de projectos de interesse comum.

A assinatura do Protocolo de Cooperação decorreu durante a visita de uma delegação angolana à EDM, dedicada ao intercâmbio técnico e de gestão.

Falando durante a cerimónia de assinatura, o Administrador não Executivo da RNT, Altino Salvador, destacou a importância do acordo, sublinhando que este irá “dinamizar os mecanismos de transmissão de conhecimento e a troca de experiências na gestão dos sistemas eléctricos entre as duas Empresas”.

Durante o encontro, a delegação angolana felicitou a EDM pela produção da Revista Científica Potência. Para o Director do Gabinete de Relações Internacionais da RNT, António Ramos, a publicação “é um exemplo de excelência na Região Austral, não só pela qualidade técnica dos conteúdos, mas também pela disponibilização de artigos científicos em língua portuguesa, que agregam valor ao sector. Por isso, a RNT faz questão de participar nas próximas edições”, afirmou.

Por seu turno, o Administrador Executivo da EDM, Eng.º Luís Ganje, realçou que o Protocolo de Cooperação “reflete a visão partilhada entre os dois países, de promover a integração regional no Sector Eléctrico, alinhada às diretrizes da SADC e do SAPP”.

Ambas as Empresas reiteraram o compromisso de garantir que o acordo produza resultados concretos, contribuindo para o aumento da fiabilidade do transporte de energia e para a melhoria da eficiência operacional. A iniciativa beneficiará directamente clientes moçambicanos e angolanos, que exigem cada vez mais energia eléctrica segura, estável e de qualidade para usos domésticos e comerciais.

Não existem imagens na galeria da noticia
Clique na imagem para abrir a galeria

Mantenha-se actualizado

Inscreva-se e passe a receber notificações sobre actuação da EDM

Ao submeter o seu email, concorda com os Termos de Privacidade da EDM
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.