RESPONSABILIDADE SOCIAL: EDM oferece livros à Provedoria da Justiça e ao IPAJ

Fri, 16/02/2024 - 09:00

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) ofereceu livros diversos à Provedoria da Justiça e ao Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), duas instituições estatais parceiras da Empresa. Os actos que decorreram em separado, tiveram lugar em Maputo, no dia 13 de Fevereiro e inserem-se no contexto da responsabilidade social da EDM.

 

Nas duas cerimónias, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Engº Marcelino Gildo Alberto, disse que “a EDM tem vindo a contribuir na melhoria do funcionamento das instituições, quer pelo fornecimento de energia de qualidade, quer por desenvolver acções de responsabilidade social” e que com a oferta de livros, a EDM pretendia contribuir no apetrechamento das bibliotecas das duas instituições.

 

“Acreditamos que este nosso pequeno gesto vai contribuir para a formação de muitos moçambicanos, munindo-os de conhecimentos sobre os seus direitos e deveres por uma sociedade harmoniosa e iluminada,” disse o PCA.

 

Por sua vez, o Provedor da Justica, Isaque Chande, assegurou que os livros vão contribuir para o acervo da Provedoria da Justiça. “Acreditamos que com o reforço da nossa biblioteca, vamos poder criar as bases para uma formação contínua dos nossos funcionários”, disse, acrescentando que o trabalho desenvolvido pela Provedoria muitas vezes exige que se façam pesquisas e consultas, por isso, o apoio dado pela EDM é incondicional e tem uma importância vital para aquela instituição.

 

Esta não é a primeira vez que a EDM presta apoio à Provedoria da Justiça. No âmbito das relações institucionais, a EDM já prestou assistência técnica àqula instituição na área de informática. As duas instituições têm vindo a trabalhar conjuntamente para fazer face aos desafios que enfrentam.

 

“Já tivemos apoio na área de informática, temos o compromisso de, em conjunto, ampliarmos as acções de cidadania. Queremos apoiar a EDM na realização de accões de educação no âmbito da ética, chamando atenção aos seus trabalhadores sobre a necessidade de se afastarem da corrupção que é uma preocupação que a Empresa por vezes tem,” disse o Provedor da Justiça.  

 

Já o Secretário Permanente do Ministério da Justiça, Assuntos Religiosos e Constitucionais, Justino Ernesto Tonela, a quem coube receber a doação da EDM, agradeceu a oferta, salientando que o gesto da EDM vai ajudar os profissionais, defensores públicos a nível nacional, bem como os estudantes do curso de direito, pois, o IPAJ tem a missão de formar defensores públicos.

 

“Os livros vão beneficiar os colegas não só aqui na Sede, bem como nos distritos onde o IPAJ está representado. Dos 153 distritos do país, o IPAJ está representado em 142 distritos.”

 

Tonela disse que o IPAJ está disposto a formar, principalmente, os estudantes de Direito que trabalham na EDM, mas também alguns sectores como o de recursos humanos e contencioso.

 

Foram, no total, cerca de 300 livros que a EDM ofereceu às duas instituições.

 

Shortcuts