PM empossa novo PCA da EDM

PCA da EDM
Thu, 24/01/2019 - 09:15

O Primeiro-Ministro (PM), Carlos Agostinho do Rosário, conferiu posse, na tarde desta quarta-feira, ao novo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Ali Sicola Impija.

Na cerimónia, Do Rosário desafiou o timoneiro da Empresa a dar continuidades às reformas iniciadas pelo seu antecessor, Mateus Magala, visando tornar a instituição mais eficiente e apta a garantir a expansão e melhoria da qualidade de energia fornecida aos clientes.

O acesso à energia para todos até 2030 deve, de acordo com o PM, constituir o principal foco da EDM, pois ela é o principal alicerce para maior produção e produtividade.

Assim, nas palavras do PM, a EDM tem o desafio de garantir a electrificação dos postes administrativos e localidades.

 “Impõe-se, ainda, a EDM a necessidade de prestar maior na electrificação dos locais com potencial agro-industrial, através da extensão da Rede Eléctrica Nacional,”disse.

A aposta nas infra-estruturas não ficou atrás nos desafios lançados pelo PM. Do Rosário sustentou que a EDM deve se empenhar em materializar projectos estruturantes no domínio de produção e transporte de energia tanto para o fornecimento interno, assim como externo.

“Das infra-estruturas de produção e transporte de energia eléctrica, deverão merecer particular atenção os projectos das centrais hidroeléctricas de Mphanda Khuwa, de Central Térmica de Temane, Linha de Transporte Vilanculo-Paputo, Linha de Transporte Caia-Nacala,” afirmou, acrescentando que a par destes, a Empresa deve dar prioridade aos projectos de interligação a nível regional.

O alcance dessas metas, segundo o PM, exige um trabalho conjunto com todos os actores do sector e uma gestão participativa assente na coesão entre os trabalhadores da empresa.

“A eficiência no serviço prestado e a satisfação do público servirão de termómetro em relação ao desempenho da empresa, pelo que esperamos do novo PCA da EDM juntamente com a sua equipa e todos trabalhadores um trabalho árduo na melhoria da qualidade de energia fornecida aos consumidores,” disse.

Na ocasião, o PM endereçou palavras de apreço ao PCA cessante, Mateus Magala. “Esperamos que, dado o seu conhecimento e experiência, o Dr. Magala continuará a dar a sua valiosa contribuição”, afirmou.

Por sua vez, o PCA da EDM, falando à imprensa, garantiu que dará continuidade ao processo de reformas. “Integridade, transparência, honestidade serão o lema de todos os colaboradores da EDM,” disse.

Impija destacou a componente de procurement como sendo uma prioridade, defendendo a ideia de ser ter um procurement moderno.

Para o alcance do desafio de energia para todos, o PCA entende que o processo passa pela diversificação da matriz energética e desenvolvimento de projectos de transporte e distribuição.

Shortcuts