Malfeitores vandalizam sistema eléctrico da ponte Maputo-Katembe

Ponte
Fri, 21/06/2019 - 12:00

Indivíduos desconhecidos e ainda a monte vandalizaram o sistema eléctrico que alimenta a ponte Maputo-Katembe, na madrugada do dia 18 de Junho de 2018. Com recurso a objectos contundentes, os vândalos danificaram o cabo de Média Tensão subterrâneo causando a interrupção de fornecimento de energia eléctrica nas infra-estruturas de iluminação pública bem como da portagem. Após a vandalização do cabo de Média Tensão, os indivíduos retiram cabos de cobre de Baixa Tensão, em vários pontos ao longo da rede de iluminação pública.

O incidente foi identificado pelos técnicos da EDM após ter-se registado um disparo na subestação que alimenta o sistema eléctrico da ponte.

De acordo com Emílio Litsure, chefe das Operações da Cidade de Maputo, o cabo danificado alimenta 13 Postos de Transformação que garantem a iluminação da ponte e da portagem.

Aliás, até cerca das 13:00 horas do dia 18 de Junho, os serviços da portagem estavam a funcionar de forma limitada com recurso a geradores, enquanto os técnicos da EDM, no terreno, tudo faziam para repor o sistema eléctrico danificado.

Esta foi a segunda vez que a infra-estrutura eléctrica que alimenta a ponte e portagem é vandalizada em menos de uma semana, depois de os malfeitores terem protagonizado uma acção de vandalismo no dia 16 de Junho de 2019.

Emílio Litsure avançou que estes actos de vandalismo causam prejuízos não só aos utentes da ponte, como também à empresa Electricidade de Moçambique, que é obrigada a fazer o desvio de aplicação dos fundos que eram destinados à expansão da rede eléctrica para mais moçambicanos, para repor os sistemas danificados.

Nos últimos tempos, a Electricidade de Moçambique tem registado vandalização das infra-estruturas eléctricas que causam prejuízos avultados no processo de fornecimento de energia eléctrica. Nos meses de Maio e Junho, indivíduos, alguns já a contas com a Polícia da República de Moçambique, vandalizaram armários de distribuição na Cidade de Maputo, com o objectivo de retirar fusíveis e cabos de cobre.

Shortcuts