IDAI provoca queda de dez torres e 90 por cento de rede de distribuição

Idai beira
Thu, 21/03/2019 - 09:15

 A passagem do ciclone Idai na região centro do país criou danos que ainda estão a ser contabilizados. Dados apurados na cidade da Beira indicam, para área eléctrica, a queda de dez torres na linha Chibata – Munhava e centenas de postes de Média Tensão e a destruição em 90 por cento da Rede de Distribuição.

Mais ainda, a subestação de Munhava, considerada a subestação-mãe na cidade da Beira, teve o tecto danificado, permitindo a entrada da água de chuva que afectou grande parte do equipamento.

Equipas de técnicos de engenharia da Electricidade de Moçambique foram mobilizadas e movimentadas para a cidade da Beira onde se regista uma destruição quase total da rede de distribuição de energia eléctrica e outras infra-estruturas associadas, como PTs e subestações. A primeira missão dos técnicos foi fazer o diagnóstico da situação para aferir o grau de intervenção no sistema de fornecimento por forma a restabelecer a ligação da energia eléctrica o mais breve possível, com prioridade para os serviços básicos, nomeadamente, hospitais, bancos, centrais de bombagem e tratamento de água.

No entanto, mais do que garantir a reposição do sistema, a meta é assegurar que nenhuma vida humana se perca nesse processo. Para flexibilizar o trabalho, optou-se por se contratar cinco empreiteiros que estão a dar vazão às actividades.

De facto, a situação é dramática. Na cidade da Beira e nalguns distritos das províncias de Sofala, Manica e norte de Inhambane, por onde o ciclone Idai passou com mais intensidade, o rasto de destruição é evidente. Infra-estruturas de todo o tipo foram arrasadas desde habitação, escolas, hospitais, comércio e instituições públicas.

O número de feridos e mortos vêm aumentando diariamente, desde que este desastre natural iniciou. Equipas de salvamento e resgate foram igualmente mobilizadas. De todo o mundo há já uma corrente de solidariedade envolvendo organizações humanitárias e singulares que canalizam a ajuda que podem para aquele ponto do País.

Assim, enquanto decorrem os trabalhos no terreno, a EDM resolveu alocar à Cidade da Beira um conjunto de nove (9) Grupos Geradores, com capacidade entre 22 e 200KVA, que vão garantir o fornecimento alternativo de energia eléctrica aos serviços essenciais, de forma condicionada. Este equipamento deverá desembarcar ainda hoje, 20 de Março, naquela cidade.

Entretanto, porque o estado do tempo ainda não está totalmente normalizado, a Electricidade de Moçambique apela aos estimados clientes e ao público em geral, a tomada de medidas de precaução julgadas convenientes, nomeadamente: 

·       Evitar ficar em baixo de linhas e postes;

·       Não tocar linhas quebradas pelo vento; e,

·       Comunicar a EDM sobre todas situações anormais que possam perigar a segurança das pessoas e bens.

 

A EDM promete fornecer, com regularidade, informação sobre a situação do fornecimento de energia à cidade da Beira e outras zonas afectadas pelo ciclone.

 

Shortcuts