EDM PRESENTE NA FACIM 2023

Mon, 28/08/2023 - 13:30 to Fri, 30/08/2024 - 17:00

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), participa na 58.ª edição da Feira Internacional de Maputo – FACIM 2023, no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo, com dois stands nos pavilhões  do Sector Empresarial do Estado e do MIREME.

O evento, que decorre entre hoje, 28 de Agosto, e 3 de Setembro, é organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio, através da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), sob o tema “Diversificação da Economia Nacional no Contexto da Integração Continental”, e expõe as potencialidades do País para a produção e exportação, bem como promove oportunidades de negócio e de investimento nos diversos segmentos da actividade económica.

Segundo o Administrador Executivo Francisco Inroga, este ano, a EDM traz para a FACIM o contributo da empresa na electrificação do País, a evolução do número de novas ligações, tendo atingido este ano 50% do nível de acesso à energia eléctrica, para além da especial atenção que a empresa presta a investimentos visando a diversificação da matriz energética. A este propósito, o Administrador do Pelouro Comercial, Distribuição e Informática, Eng. Francisco Inroga, referiu que a EDM tem já algumas centrais solares operacionais e, muito em breve, a empresa espera abraçar igualmente projectos eólicos, sendo que a participação da EDM na FACIM tem esta componente de negócio como foco.

Os dois stands da EDM tiveram o privilégio de receber a visita do Presidente da República Filipe Nyusi, na abertura da Feira, que, depois de receber explicações sobre os serviços da empresa e os principais indicadores, referiu a necessidade do posicionamento de Moçcambique na Região, tendo, o PCA da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto, esclarecido que um dos objectivos estratégicos da Empresa é tornar Moçambique num pólo de energia na região, considerando as várias fontes de geração disponíveis, exemplificando com o projecto, já em curso, da construção da Central de Temane e a Linha de 400kV Temane-Maputo, que, para além de garantir disponibilidade e fornecimento de energia ao sul do País, impulsionando a indústria e agropecuária, irá disponibilizar energia à região Austral de África.

Para este ano, os dois stands da EDM na FACIM foram concebidos para destacar a relevância do papel da Electricidade de Moçambique na vida dos Moçambicanos, considerando que a energia eléctrica tem sido um factor de desenvolvimento do País ao longo de décadas e continuará a ser fundamental para o crescimento económico e social do País. (x)

Shortcuts