EDM em campanha contra cobranças ilícitas

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Wed, 15/05/2019 - 12:00

É missão da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) fornecer energia eléctrica de qualidade e com fiabilidade aos seus consumidores e ao público em geral. Este processo de fornecimento de energia eléctrica exige a agregação de várias infra-estruturas eléctricas que compõem o sistema eléctrico de fornecimento de electricidade. Sendo uma infra-estrutura, está sujeita a avarias ou danificação por vários fenómenos naturais ou humanos.

Para garantir a continuidade de fornecimento de electricidade, a EDM tem na sua estrutura operacional equipas de diferentes especialidades que têm a missão específica de repor o fornecimento da corrente eléctrica, em caso de interrupção causada por avarias no sistema.

No entanto, pessoas de má fé, ou indivíduos não autorizados, fazem-se passar por técnicos da EDM, manipulam os consumidores fazendo cobranças ilícitas de valores em troca da reposição de uma avaria na rede eléctrica, anomalias nos sistemas de contagem (contador), celebração de novos contratos, entre outros.

Estas práticas ilegais têm tido um pouco por quase todo o País, tendo levado a EDM a desenhar uma campanha de sensibilização do público para que denuncie casos de cobranças fora dos balcões da EDM.

A campanha consiste na difusão de mensagens que sensibilizam o público a não pagar pela reposição de energia eléctrica, através de spots na rádio, televisão, anúncios de imprensa e cartazes.

No entanto, a prática de cobranças ilícitas agudizou-se depois que o ciclone IDAI destruiu quase 90% da rede de Média e Baixa Tensão na cidade da Beira e arredores, tendo deixado aquela urbe às escuras.

Foi assim que a EDM movimentou técnicos e equipamentos de vários pontos do País para, a todo gás, trabalhar na reposição da rede eléctrica.

A reposição de energia foi sendo efectuada de forma faseada nas várias artérias da cidade e arredores, tendo em conta o nível de danificação da rede.

Depois da passagem do ciclone, a procura de restabelecimento de energia foi maior, surgindo assim pessoas que, de casa em casa, cobravam valores em troca do restabelecimento de ligação da corrente eléctrica. Aliás, algumas pessoas que não fazem parte do quadro da EDM foram detidas na Beira, devido à prática de cobranças ilícitas.

Perante este cenário, a Direcção de Ética e Provedoria Geral da EDM, ciente da sua responsabilidade na disseminação do Código de Ética na Empresa e na sociedade em geral, decidiu intensificar a campanha contra as cobranças ilícitas.

O relançamento das acções visando estancar estas práticas ilegais realizou-se na cidade da Beira no dia 30 de Maio de 2019, tendo consistido na interacção directa com o público.

Com efeito, uma equipa composta por técnicos das Direcções de Ética e Provedoria Geral e Comercial deslocou a Sofala e Manica, para realizar a campanha que consistiu num road-show, distribuição de folhetos nos locais de maior aglomeração do público, tais como mercados, paragens de autocarros, bairros e outros locais, colocação de cartazes nos balcões da EDM e colagem de vinhetas em viaturas da Empresa. Em Sofala, foram abrangidas a cidade da Beira e arredores, a sede do distrito de Dondo, Namatanda, incluindo as povoações de Mafambisse, Lamego e Tica. Em Manica, a campanha desenvolveu-se na cidade de Chimoio e arredores, cobrindo Gondola, Inchope, Sussundenga, Manica, Machipanda e Catandica.

Foram contratados também actores (pessoas reconhecidas e famosas localmente) que ajudaram na disseminação das mensagens intercalados com a divulgação dos spots produzidas em português e em línguas locais, através de sistemas de som montados nas viaturas usadas para a campanha.

 No momento da distribuição dos folhetos, os técnicos conversavam com as pessoas sobre a necessidade de denunciar as cobranças ilícitas.

A principal mensagem ostentada nos folhetos, cartazes e spots é: “A Electricidade de Moçambique informa que, para pedidos de novas ligações, reparação de avarias na rede eléctrica pelo Piquete e outros serviços da EDM, não se paga; denuncie cobranças ilícitas pelo número 800 145 145, a chamada é grátis. EDM, Iluminando a Transformação de Moçambique”

Esta campanha será desenvolvida em todo o País, de forma gradual.

A próxima jornada está já agendada para a Província de Cabo Delgado, que foi recentemente fustigada pelo ciclone Kenneth. Em Cabo Delgado, a campanha terá lugar entre os dias 20 de Maio e 01 de Junho de 2019.

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