EDM vai fornecer 50 MW à ZESA

Thu, 12/09/2019 - 07:30

A Electricidade de Moçambique, E.P (EDM) passa, a partir do próximo mês de Outubro de 2019 a vender 50 MW de energia eléctrica à sua congénere Zimbabweana ZESA (Zimbabwe Electricity Supply Authority). Os acordos para o efeito foram assinados,  dia 12 de Setembro de 2019, em Maputo, pelos PCAs das duas Empresa, nomeadamente, Eng. Aly Sicola Impinja e o Eng. Patrick Chiraura, respectivamente.

Os acordos visam viabilizar um contrato de fornecimento de 50 MW de energia electrica ao Zimbabwe, num período de 2 anos renováveis, garantindo à EDM encaixar 4.6 milhões de dólares por mês.

As negociações que culminaram com a assinatura de três memorandos, para além de fornecimento de energia, abarcaram também o escalonamento de uma dívida que a ZESA tem com a EDM, no valor de 9 milhões de dólares norte americanos, da qual a empresa zimbabweana devera ainda este mês de Setembro pagar 3 milhões e o remanescente será pago em parcelas de 250 mil dólares semanais. O terceiro memorando estabelece os mecanismos de aluguer da linha de transmissão de energia para o Zimbabwe, trata-se de um acordo de transito de energia que vai viabilizar o fornecimento dos referidos 50 MW à ZESA. Refira-se que o anterior acordo terminou em 2017.

A cerimonia da assinatura dos memorandos foi testemunhada pelos altos quadros da ZESA e da EDM.

Patrick Chiraura, PCA da ZESA, agradeceu o comprometimento e a parceria que a EDM tem observado com ZESA, afirmando que os 50 MW vão minimizar o défice de energia no seu país.

Já Aly Sicola, PCA da EDM, referiu que o volume de energia poderá aumentar em função da disponibilidade da EDM no futuro, tendo em conta que a Empresa está a apostar no aumento do parque produtor com a implementação das energias renováveis.

Shortcuts