SISTEMA ELÉCTRICO ESTAVÉL DURANTE AS CHUVAS INTENSAS: MINISTRO CARLOS ZACARIAS VISITA ZONAS AFECTADAS

Fri, 29/03/2024 - 14:30

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Eng.º Carlos Zacarias, efectuou, na manhã do dia 28 de Março de 2024, uma visita a alguns bairros da Província de Maputo, concretamente, Machava Bedene, Matlhemele e Khongolote, com o objectivo de se inteirar dos danos causados pelas chuvas intensas que se registaram na Cidade e Província de Maputo, Gaza e Inhambane.

O Eng.º Carlos Zacarias, acompanhado pelo PCA da EDM, Eng.º Marcelino Gildo Alberto, do Director Regional Sul, Eng.º Armando Machai, da Drª Marcelina Mataveia, Directora Nacional de Energia e demais quadros Seniores do MIREME e da EDM, visitou a Rede Eléctrica de zonas ainda sem energia devido à gravidade dos danos causados pelo mau tempo.

Durante a visita, o PCA da EDM, apresentou ao Ministro os trabalhos em curso para a  reparação dos danos causados nas infra-estruturas eléctricas, com vista a repor, com maior brevidade, o fornecimento de energia eléctrica às famílias afectadas.

O Ministro Carlos Zacarias lamentou os danos que foram causados, não só aos residentes, como também às infra-estruturas eléctricas. 

Falando à Imprensa, Carlos Zacarias enalteceu o papel do MIREME e da EDM, afirmando que “desde a primeira hora, acompanhamos os trabalhos com vista à restauração do sistema eléctrico nos locais onde o abastecimento de energia foi afectado”.

O Ministro Zacarias referiu que a EDM decidiu desligar os PTs nas zonas onde as infraestruturas eléctricas ficaram alagadas para garantir a segurança das pessoas e equipamentos, evitando desta forma, a ocorrência de choques eléctricos e outros prejuízos no sistema eléctrico.

Nos bairros visitados, foram afectados cerca de 650 famílias, das quais, 150 ainda estão sem corrente eléctrica. Neste momento decorrem trabalhos de reparação, movimentando equipas especializadas da EDM que garantem, de forma gradual, a reposição do fornecimento de energia eléctrica.

“Como podem ver, os Técnicos da EDM estão empenhados e tudo indica que brevemente será reposta a energia às famílias afectadas. Puderam notar também que o sistema eléctrico manteve-se estável e não houve cortes de energia, excepto nas zonas onde registaram-se quedas de postes e outros danos nas infra-estruturas eléctricas”, frisou o Ministro.

Refira-se que grande parte das infra-estruturas eléctricas foram arrastadas pela força da erosão, principalmente, no bairro de Khongolote.

O timoneiro do MIREME avançou que, numa avaliação preliminar, a EDM já contabilizou cerca de 7 milhões de meticais para a reposição das infra-estruturas danificadas, valor que poderá ser actualizado em função dos trabalhos ainda em curso.

Shortcuts