NO SEU 46º ANIVERSÁRIO: EDM PROMOVE SAÚDE E ENERGIA DESPORTIVA

Sun, 27/08/2023 - 09:00

Cerca de mil atletas participaram no sábado, 26 de Agosto de 2023, da LÉGUA EDM, uma iniciativa promovida pela Electricidade de Moçambique, E.P. em parceria com a Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), para comemorar o 46º Aniversário da EDM, que se assinala a 27 de Agosto.

O Presidente do Conselho de Administração da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto, disse que esta iniciativa é prova do valor que a EDM dá à saúde dos seus Trabalhadores, Clientes, Parceiros e Público em Geral. “Para a EDM, a saúde está em primeiro lugar. Por isso, engajamos, neste local, a prática de exercício físico, com igual oportunidade de todos participarem em palestras sobre a saúde e bem-estar, bem como no rastreio de doenças, com o suporte de equipas especializadas,” disse o PCA.

A LÉGUA EDM incluiu várias categorias, nomeadamente trabalhadores no activo e reformados, populares e federados que percorreram um trajecto de 10km, partindo do Nó do Caracol até ao Parque dos Continuadores. Houve também uma competição envolvendo crianças num percurso de cerca de 2.5km, para além de portadores de deficiência física.

Paralelamente à LÉGUA EDM, foi realizada uma Feira de Saúde no recinto do Parque dos Continuadores, onde os participantes tiveram a oportunidade  de avaliar o seu estado de saúde, através de testes de glicemia, de colesterol, medição arterial. Foi feita uma sessão de ginástica aeróbica, emissão de documentos, entre outras actividades.

Os participantes, bem como os expositores, mostraram-se satisfeitos com o nível de organização do evento, deixando a promessa de continuar a participar em iguais iniciativas sempre que a EDM as realizar.

Estas actividades, foram replicadas ao nível das capitais provinciais ao longo do País.

 

Estrangeiros dominam Légua EDM

Atletas estrangeiros dominaram a Légua EDM realizada na manhã deste sábado, 26 de Agosto, por ocasião da passagem do 46° aniversário da Electricidade de Moçambique, que se assinala este domingo, dia 27.

Os três primeiros lugares, na categoria de federados masculinos, foram conquistados por atletas da África do Sul e da Suazilândia.

O sul-africano, Abdenico Machava foi o grande vencedor da prova de 10 quilómetros, com o tempo de 38:17:18, batendo o seu compatriota Prince Nhluduvu, que cronometrou 39:21:40 e terminou em segundo lugar, enquanto Macomba Nhlabatsi da Suazilândia ficou em terceiro lugar com o registo de 39:42:70.

Em federados femininos o pódio foi todo moçambicano. A vencedora foi Sicrena Macamo do Clube Ferroviário de Maputo, com 54:4:51, ao passo que Rita Francisco, do Centro de Alto Rendimento da Federação Moçambicana de Atletismo, ocupou a segunda posição com a marca de 55:25:57, relegando para o terceiro posto a atleta Zeferina Marinho do Núcleo Jonh & Filhos, com 56:41:99.

A corrida foi disputada também na categoria de populares, em que se sagraram vencedores masculinos, os atletas Wanda William, com 41:45:40, Nelito Gongo, com 42:45:42 e Micael Lurdes, com 44:08:90.

Já no sector feminino subiram ao pódio Ester Monteiro, com 53:09:52, Esperança da Luísa, com 1:01:06 e Inocência António, com 1:05:40.

Em Veteranos masculinos Bento Gervásio venceu em masculinos, e Palmira Manuel sagrou-se vencedora em femininos.

Já para a categoria reservada aos trabalhadores da EDM, foram vencedores Hermenegildo Timbana, Albano Seifane, Filipe Bié, Vicente Manjate e Cláudio Magalhães, primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto classificados, respectivamente.

 No sector feminino, os prémios foram para Gracinda Manhique, Palmira Gujamo, Olga Munguambe, Fábia Langa e Ivone Bambo, respectivamente.

A prova começou com o tiro de partida, às 8:00h, na Avenida Frederich Engels, feito pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo Alberto, com o pelotão da frente a ser definido na Rua do Caracol. (x)

Shortcuts