CENTRAL FOTOVOLTAICA DE MATAMBO IRÁ FORNECER ENERGIA LIMPA A MAIS DE 150 MIL MOÇAMBICANOS

Wed, 06/12/2023 - 15:15

O Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Eng.o Marcelino Gildo Alberto, testemunhou, nesta segunda-feira, 04 de Dezembro, a assinatura de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto do Projecto da Central Fotovoltaica de Matambo, no Distrito de Changara, na Província de Tete.

O documento foi rubricado pelo Banco Nacional de Investimento (BNI), e as empresas Hidropower, de Moçambique, e AMEA Power, dos Emirados Árabes Unidos.

A assinatura deste acordo teve lugar à margem da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que decorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Com efeito, prevê-se que a Central Fotovoltaica de Matambo, com capacidade instalada de 100MW e avaliada em mais de 150 milhões de dólares, contribua para a redução das emissões de Dióxido de Carbono e, uma vez operacional, desempenhará um papel crucial para a satisfação da crescente demanda de energia, tanto em Moçambique, assim como na região da África Austral.

Adicionalmente, espera-se que o Projecto forneça eletricidade a mais de 150 mil famílias moçambicanas e crie mais de 1500 empregos, durante a fase de construção, contribuindo para o desenvolvimento da economia na zona de implantação daquela Central, bem como a nível nacional.

 

Shortcuts