Presidente do Zimbabwe visita CTM

Wed, 06/04/2022 - 06:15

O Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, efectuou, esta terça-feira, 05 de Abril, uma visita à Central Termoeléctrica de Maputo (CTM).

Durante cerca de uma hora em que o Presidente Zimbabweano e sua comitiva estiveram na CTM, para além de percorrer as instalações, receberam explicações sobre o funcionamento daquele empreendimento

Intervindo no acto de recepção da Delegação do Zimbabwe, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto, disse que o Governo moçambicano definiu como prioridade máxima o desenvolvimento de infra-estruturas energéticas com o objetivo de tornar Moçambique, até 2030, um Pólo regional no sector de energia, maximizando assim a utilização dos seus vastos e diversificados recursos energéticos, que incluem as energias renováveis ​​(água, solar e eólica ), gás natural e carvão. De acordo com o timoneiro da EDM, a concretização desse objectivo vai responder às necessidades energéticas da região. Para o efeito, “muitas iniciativas estão em vigor e abertas à participação dos sectores público e privado do Zimbábwe.” - disse o PCA. 

A cooperação entre Moçambique e Zimbabwe, no sector de energia, data há cerca de 25 anos. De acordo com o PCA da EDM, o Zimbabwe conseguiu, no último ano, reduzir a sua dívida com a Empresa de 45 milhões de dólares para cerca de 10 milhões de dólares. Este facto abre perspectivas de aquele país beneficiar-se da energia a ser produzida na Central de Temane, cuja primeira pedra para a sua construção foi lançada no passado dia 28 de Março.

O Presidente Emmerson Mnangagwa está a efectuar uma visita de Estado de três dias a Moçambique, no âmbito da qual pretende reforçar os acordos de cooperação entre os dois países, sendo que uma das áreas de interesse comum é o sector de energia.

 

Shortcuts