Dêem o máximo e sejam mais humildes!

Thu, 30/07/2020 - 06:15

Os membros do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique E.P. eleitos recentemente em Assembleia Geral tomaram posse no dia 26 de Junho do presente ano, em Maputo. Na ocasião, a Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão das Participações do Estado, Ana Coanai, aconselhou ao novo Conselho de Administração (CA) a dar o máximo de si, ser unido e mais humilde.

Em ordem crescente, tomou posse o Administrador Executivo para Área das Finanças, Noel Govene; Administrador Executivo para Área de Produção e Transporte, Júlio Zeca João Chipauzo; Administrador Executivo para Área Comercial Distribuição e Informática, Francisco João Inroga; Administrador Executivo para Área de Eletrificação, Joaquim Henrique Ou-Chim; Administrador Executivo para Área de Desenvolvimento de Negócios, Pedro Jossias Nguelume; e por último a Administradora para Área de Recursos Humanos, Iolanda Maria Pedro Campos Cintura Seuane.

Depois da tomada de posse, a PCA do IGEPE disse que gostaria de ter mais pessoas a participarem no evento, no entanto, não é possível por causa do COVID 19.  Agradeceu aos administradores cessantes pelo tempo dedicado à causa da Empresa. Sublinhou que os administradores substituídos continuam a fazer parte da EDM e que não devem sentir-se envergonhados ou acanhados porque trata-se de um processo normal nas instituições. Coanai pediu desculpas aos administradores se nalgum momento algo não tiver corrido bem na relação com os trabalhadores. A dado passo, vincou que o papel do IGEPE é garantir o cumprimento dos instrumentos do Estado, precisamente o Estatuto, contudo, a gestão do dia a dia cabe ao Conselho de Administração. A PCA espera que o Conselho de Administração da EDM informe o que é que vai fazer nos próximos quatro anos, tempo que durará o mandado dos recém-eleitos.

Num outro desenvolvimento, Ana Coanai agradeceu aos novos administradores o facto de aceitarem o desafio da EDM. “Esperamos o vosso empenho, queremos um Conselho de Administração mais comunicativo, com coragem de falar dos seus problemas, que cada um traga a sua experiência para alavancar a Empresa”, realçou a dirigente do IGEPE acrescentando ainda para que respeitem os trabalhadores. No que tange aos que vem de fora, disse para que se sentissem em casa, apelo directamente ao PCA a integrar os que vêm de fora.

 

Combater perdas e reformar o procurement é o mais urgente!

O PCA da EDM lançou perante os presentes no encontro de tomada de posse dos administradores, os desafios mais urgentes para os próximos dias que passam por combater as perdas e reformar o sector de procurement.

Na sua intervenção, o Eng.Marcelino Gildo afiançou que vai assegurar que a Empresa cumpra integralmente com os seus estatutos. Avançou que a indicação do Administrador Noel Govene é importante porque não haverá ruptura naquilo que são os procedimentos da instituição uma vez que vem do anterior Conselho de Administração.

Sobre a vinda de Júlio Chapuazo, Administrador par Área de Produção e Transporte, ele não é novo no sector, vem da Hidroelétrica de Cahora Bassa e dará o seu contributo. No que se refere à Administradora Executiva para Recursos Humanos, Iolanda Cintura é uma mais valia uma vez que passou pelo Ministério de Recursos Minerais e Energia, tem experiência na formação e passagem pelo Governo como Ministra da Mulher e da Acção Social e Governadora da Cidade de Maputo. “Os administradores Inroga e Nguelume são da casa e com toda a certeza vão ajudar a alavancar a EDM.”

Por fim, o Eng. Marcelino agradeceu aos cessantes destacando que “vamos aproveitar o saber dos que cessam em todas as frentes, estamos abertos, há vários desafios dentro e fora”.

 A terminar, cada um dos administradores recebeu o Código de Ética em vigor na Empresa.

Shortcuts