ADMINISTRADOR OU-CHIM INTEIRA-SE DO ESTÁGIO DE EXECUÇÃO DOS PROJECTOS

Fri, 08/12/2023 - 12:15 to Sun, 08/12/2024 - 12:45

O Administrador do Pelouro de Electrificação, Engº. Joaquim Ou-Chim, esteve, no dia 08 de Dezembro, no Distrito de Nhamatanda, Posto Administrativo de Tica, Localidade de Lamego, para efectuar uma visita de monitoria aos Projectos de Construção da Linha Lamego/Guara-Guara em 65 Km e o STIP- Lotes C & D.

Tratam-se de projectos de curto prazo que tiveram o seu início em 2022, introduzidos aquando da passagem do Ciclone IDAI pela Província de Sofala, com o objectivo de aliviar os constrangimentos críticos de fornecimento ao nível de Transmissão na Empresa.

 

A Construção da Linha Lamego/Guara-Guara é financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência Pós-Ciclone IDAI e Kenneth para Moçambique, Malawi e Zimbabwe, (PCIREP).

Já o Projecto STIP Lotes C & D é financiado pelo Reino da Noruega e consiste na construção de uma nova sala de Comando na Subestação (SE) da Munhava e na reabilitação das infra-estruturas danificadas por um incêndio que deflagrou na sala dos switchgear (dispositivo de manobra composto por fusíveis e disjuntores) da SE Munhava e na reabilitação e reforço da SE2 Estoril e na reabilitação das Redes de Distribuição em Média e Baixa Tensão incluindo dos Postos de Transformação nas Cidades da Beira e Búzi.

 

Na visita à Linha Lamego/Guara-Guara, o Administrador, Eng. Ou-Chim, recomendou a necessidade de colocação de vedação nas torres para evitar futuros imprevistos, como a vandalização das cantoneiras. “É preciso que se coloque arame farpado ou outro tipo de vedação que não dê acesso, com facilidade, aos que atentam contra as nossas infra-estruturas”, e destacou a premência das torres levarem o Logotipo da Empresa, “as torres devem levar o nosso Logo é o que nos identifica como EDM”.

 

Na ocasião, a Comitiva liderada pelo Administrador da EDM, percorreu o  Município  do Dondo para monitorar os trabalhos de substituição do condutor na Linha CL71 e a implantação de micro-estacas para a reconstrução da Linha CL75. A CL 71 parte da Central de Mavuzi  até SE de Dondo  e a CL75 parte da SE da Chibata até a SE da Munhava.

 

Intervindo na ocasião, o empreiteiro da obra referiu que “a implantação das micro-estacas vai permitir a resiliência das torres por esta ser uma zona propensa a inundações, além da facilidade das torres irem abaixo, é preciso que se faça um trabalho de raíz”.

 

Na SE da Munhava, o Administrador  recomendou que se intensifiquem acções de acompanhamento de saúde e segurança no trabalho dado ao perigo iminente por se estar a trabalhar perto de cabos subterrâneos. “Somente técnicos mais experientes devem trabalhar na zona sensível na presença do técnico de Higiene Segurança no Trabalho (HST), tendo em conta que a EDM está comprometida com a saúde e segurança dos trabalhadores, contratados, fornecedores e o público”, disse o Administrador.

 

Para terminar, o Administrador fez monitoria aos trabalhos da construção da SE2 de Estoril onde constatou que os mesmos estão atrasados e referiu que, “os trabalhos devem decorrer a ritmo acelerado para garantir o cumprimento dos prazos, sem que isso signifique má qualidade das obras. Precisamos apostar na resiliência das nossas infra-estruturas”.

 

Por outro lado, verificou-se a falta de condições sanitárias e de alimentação dos trabalhadores, pelo que recomendou que se criem condições para o efeito. “Há necessidade de se padronizar os acampamentos, copas e sanitários, criando condições condignas e adequadas para os trabalhadores”, enfatizou o Administrador.

 

Segundo a Gestora do Projecto da Linha Lamego/Guara-Guara e  do Projecto STIP, Engª. Esmeralda Calima e Engº. Isaías Matsinhe, respectivamente,  está prevista a conclusão dos mesmos para o ano 2024.

 

Refira-se que no início da visita, o Administrador do Pelouro de Electrificação, Engº. Joaquim Ou-Chim, escalou os escritórios da Área de Serviço ao Cliente da Beira e da Direcção Regional Centro, para dialogar com os colaboradores e inteirar-se dos desafios que enfrentam.

 

 

 

 

 

Shortcuts