EDM EM PRONTIDÃO MÁXIMA PARA A PASSAGEM DE ANO

Fri, 29/12/2023 - 17:15 to Sun, 29/12/2024 - 12:45

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Engº. Marcelino Gildo Alberto, visitou, esta sexta feira, 29 de Dezembro, a Subestação (SE) Matola 275, o Centro Nacional de Despacho (CND), Centro de Controle de Distribuição (CCD) e Centro Operacional de Distribuição (COD), na Província e Cidade de Maputo, com vista a aferir o nível de prontidão do equipamento e das equipas para garantir o fornecimento de energia de qualidade aos clientes, durante a passagem do ano 2023 para 2024. 

 

 

Na ocasião, o PCA da EDM referiu que a Empresa está pronta para responder à demanda durante a passagem de ano. “Vimos, no COD, onde são controlados todos serviços de Piquete, que a nível da Província de Maputo, nas 4 Áreas de Serviço ao Cliente, regista-se um acomulado de 80 avarias que estão a ser resolvidas neste preciso momento. A nível nacional, equipas estão também preparadas. Temos no Piquete, a nível de todo País, 137 viaturas e 400 colaboradores que vão trabalhar na noite da passagem de ano e, havendo necessidade, outros colaboradores  poderão se juntar às equipas escaladas”, explicou Engº. Marcelino Gildo Alberto.

 

 

Durante a visita , o PCA da EDM interagiu com os trabalhadores, tendo destacado a necessidade de se reduzir o tempo de resposta às solicitações dos clientes, visto que, as equipas de Piquete da Empresa foram reforçadas com movéis e pessoal.

 

 

Falando à imprensa, o PCA da EDM explicou que as avarias podem derivar de várias causas, destacando-se, entre outros, as que resultam da vandalização das infra-estruturas eléctricas. “Só este ano, a EDM teve prejuízos acomulados na ordem de 30 milhões de meticais resultantes de vandalizações. Estas práticas atrasam o alcance da meta de acesso universal à energia, até 2030. Ou seja, os recursos que são usados para repôr o material vandalizado poderiam servir para electrificar mais moçambicanos que tanto precisam e esperam pela energia. Por isso, devemos todos combater e ser vigilantes às ocorrências de vandalizações nas nossas comunidades”, apelou o Engº. Marcelino Gildo Alberto.

 

 

De referir que, as visitas do PCA da EDM acontecem num ano em que a Empresa superou as metas de novas ligações, tendo passado de 350 mil para mais de 390 mil. Foram, igualmente, electrificados 11 Postos Administrativos. Por conseguinte, estes marcos contribuem para a subida da taxa de acesso doméstico à energia, dentro da Rede Eléctrica Nacional, que passou de 43%, em 2022, para os actuais 46.4%.

Shortcuts