Garantido financiamento para Emergência Maputo Lote I e Cabo Delgado

Acordo de financiamento DBSA/BNI=EDM
Wed, 11/12/2019 - 12:00

Foi assinando dia 09 de Dezembro de 2019, em Maputo, um acordo de financiamento de projectos para a reabilitação dos sistemas eléctricos das províncias de Cabo Delgado e da Cidade de Maputo, conhecido como Projecto Emergência Maputo Lote I.

O financiamento orçado em cerca de 81.3 milhões de dólares americanos constitui a primeira fase de um total de 162 milhões de dólares americanos cuja negociação ainda está em curso com o Banco de Desenvolvimento da África Austral (DBSA), em pareceria com o Banco Nacional de Investimentos (BNI), que visa viabilizar o projecto de reabilitação e reforço da Rede de Média e Baixa Tensão da Cidade de Maputo e montagem de equipamentos de compensação, estabilização e aumento da capacidade de transferência de potência para a província de Cabo Delgado.

Assinaram o acordo o Vice-Presiente do DBSA, Devies Pwele, e pela EDM o PCA, Aly Sicola Impija, e o Administrador Executivo para o Pelouro de Finanças, Noel Govene, testemunhados pelo PCA do BNI, Tomás Matola, e demais membros seniores do DBSA, BNI e da EDM. 

O projecto, com a duração de 18 meses, vai arrancar muito em breve e vai permitir o fornecimento de energia eléctrica de qualidade e responder à crescente demanda na Cidade de Maputo e Matola e garantir a transferência de mais 14 MW para a rede na Cidade de Pemba.

Falando na ocasião, o PCA do BNI, Tomás Matola, disse que a sua instituição saúda a EDM pelos esforços que está a empreender na electrificação do País, com maior ênfase nas zonas rurais, bem como no aumento da qualidade de fornecimento de energia eléctrica. Saudou igualmente a EDM pela confiança que deu ao BNI para a mobilização de fundos para financiar projectos do género.

O Vice-Presidente do DBSA, no uso da palavra, referiu que a sua instituição está orgulhosa por poder disponibilizar este financiamento. Considerou que “é apenas o início; estamos a trabalhar com a Electricidade de Moçambique para o fecho da segunda fase de financiamento para garantirmos o total de 160 MUSD à EDM.

A mobilização de financiamento para este projecto iniciou em 2016 com o Banco Nacional de Investimento (BNI), tendo este estabelecido parecerias com o Banco de Desenvolvimento da África Austral até à concretização do financiamento.

Aly Sicola, PCA da EDM, disse, por seu turno, que a EDM tipificou os projectos em várias categorias nomeadamente, emergência, curto prazo com duração de cerca de 2 anos, médio e longo prazos e a partir daí começou a mobilizar financiamento. “No caso em concreto, confiamos o mandato ao BNI para procurar financiar para o projecto de reabilitação das redes de Média e Baixa Tensão da Cidade de Maputo e de montagem de equipamentos de compensação em Cabo Delgado que podem transferir mais 14 MW. Estamos neste momento a negociar a segunda fase do financiamento, que acreditamos que brevemente vamos ter um acordo” referiu o PCA da EDM.

Shortcuts