EDM RENOVA PARCERIA COM CHUBU ELECTRIC POWER PARA APOIO TÉCNICO

A EDM e a Chubu Electric Power, uma gigante japonesa do sector eléctrico, acabam de renovar a parceria, através de um acordo de três anos assinado entre as partes na tarde do dia 17 de Outubro do ano corrente, em Maputo.
Fri, 18/10/2019 - 17:15

A EDM e a Chubu Electric Power, uma gigante japonesa do sector eléctrico, acabam de renovar a parceria, através de um acordo de três anos assinado entre as partes na tarde do dia 17 de Outubro do ano corrente, em Maputo.

O acordo assinado pelo PCA da EDM, Aly Impija, e pelo Director Executivo daquela empresa nipónica, Takanori Shiozawa, estabelece os termos e as áreas abrangidas por essa parceria que assenta em três principais pilares, nomeadamente, o combate às perdas; o apoio ou assistência técnica; e a consolidação da formação de técnicos da EDM. Sobre o primeiro aspecto, e tal como explicou o Administrador do Pelouro de Operações, Carlos Yum, a Chubu Electric Power apoiará a EDM na implementação de um plano, financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA – sigla inglesa), de combate às perdas de distribuição que no ano passado rondaram os 24 por cento. As perdas têm sido uma das principais batalhas da EDM, estando no rol dos desafios colocados à actual direcção da Empresa pelo Governo.

Em relação ao apoio técnico, o acordo estabelece um quadro segundo o qual a Chubu pode ser solicitado para prestar assistência técnicas à EDM em casos de emergência, mas não só. 

Em casos de emergência, temos tido necessidade na área técnica e, à luz desse acordo, podemos recorrer a Chubu para nos apoiar no diagnóstico, verificação do problema, na analítica, etc.,” – explicou Yum e elucidou: “imaginemos que haja um problema na subestação X, podemos solicitá-los para nos ajudarem a fazer o diagnóstico.”

No contexto desse acordo, a EDM passará a enviar os seus técnicos, particularmente os formados no Japão, para realizar estágios profissionais na Chubu Electric Power.

“Queremos pôr os nossos técnicos a trabalhar nessa empresa, começando por aqueles que já se estão a formar no Japão. A ideia é, ao invés de terminarem os cursos e voltarem para Moçambique, permaneçam no Japão mais alguns meses a trabalhar nesta empresa para adquirir experiência,” aclarou.

Neste momento, estão em formação no Japão dois técnicos da EDM de um grupo de cinco que beneficiaram de bolsas anuais para formação oferecidos pela JICA. Os dois deverão ser os primeiros a usufruírem de estágio na Chubu Electric Power. 

Shortcuts