EDM E KFW ASSINAM ACORDO DE FINANCIAMENTO DO PROJECTO DE INTERLIGAÇÃO MOÇAMBIQUE-MALAWI

Fri, 16/08/2019 - 16:30

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) assinaram nesta sexta-feira, 16 de Agosto, o acordo de financiamento do Projecto de Interligação Moçambique-Malawi, cujas obras de construção iniciam próximo ano, com o término previsto para 2022.

O documento foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Aly Sicola Impija, e pela Directora da KFW em Maputo, Júlia Crause, numa cerimónia testemunhada, entre outras figuras, pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela, e pelo Embaixador da República Federal da Alemanha em Moçambique, Detlev Wolter.

O Projecto de Interligação Moçambique-Malawi consiste na construção de uma linha de transporte de energia eléctrica de 218 quilómetros entre Matambo, na província de Tete, e Phombeya, no Malawi, ligando não só as redes eléctricas dos dois países, mas permitindo a ligação, pela primeira vez, do Malawi ao Southern African Power Pool (SAPP), uma congregação de cooperação das empresas nacionais de electricidade na África Austral, sob os auspícios da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

O projecto vai permitir que o Malawi, que hoje enfrenta um défice energético muito grande e cuja geração de energia ainda depende maioritariamente de geradores a diesel ou a carvão vegetal, que são altamente prejudiciais ao clima e à saúde, receba energia eléctrica gerada e importada a partir de Moçambique.

Os respectivos acordos técnicos e comerciais entre a EDM e a concessionária de energia eléctrica do Malawi, ESCOM, foram assinados em Abril deste ano.

Na cerimónia de hoje, o embaixador alemão em Moçambique, Detlev Wolter, revelou que estão disponíveis cerca de 100 milhões de dólares para financiar o projecto. “O governo da Alemanha vai conceder um donativo de 30 milhões de euros para este projecto, enquanto o Banco Mundial está a preparar um donativo de 42 milhões de dólares a Moçambique para o mesmo projecto. Será ainda canalizada através do Banco Mundial um donativo de 24 milhões de dólares concedida pela Noruega. A União Europeia e o Banco Mundial disponibilizam financiamento adicional para a execução do projecto no Malawi,” informou.

Já o Ministro Tonela disse, na ocasião, que este projecto vai contribuir para o fortalecimento das economias dos dois países. “A construção de uma interligação eléctrica é fundamental para a matriz de desenvolvimento e representa um legado muito importante para as gerações futuras” – referiu.

Shortcuts