"TEMOS OBRIGAÇÃO DE TRAZER DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" – Filipe Nyusi na inauguração da Central Solar de Mocuba

Thu, 15/08/2019 - 10:45

O Presidente da República, Filipe Nyusi, orientou, no passado dia 10 de Agosto, em Mocuba, a cerimónia de inauguração da primeira central fotovoltaica de grandes dimensões construída em Moçambique, tendo dito, na ocasião, que este projecto marca o início de uma nova etapa no processo de desenvolvimento de projectos de geração de energia.

Até aqui Moçambique vinha desenvolvendo projectos de geração de energia eléctrica com base em fontes hídrica, térmica e a gás natural. Com a entrada em funcionamento desta Central, passamos a produzir energia, em dose considerável, com base em sistema solar.


Esta Central solar, a primeira do género em Moçambique, com uma capacidade de 40MW, vai melhorar a qualidade e aumento da disponibilidade de energia na Região norte e centro do País, permitindo a estabilização da rede de transporte e o incremento do número de clientes. Este projecto, público-privado, foi desenvolvido numa parceria entre a Scatec Solar, um produtor independente de energia baseado na Noruega, pela agência financeira de desenvolvimento da Noruega - Norfund, e pela Electricidade de Moçambique (EDM), Empresa Pública. O financiamento, no valor total de 76 milhões de dólares americanos, foi mobilizado pela InternationalFinanceCorporation (IFC) do grupo Banco Mundial e Fundo Africano de Infra-estruturas Emergentes, que apoia projectos de infra-estruturas do sector privado na África, ao sul do Sahara.


A Central Solar de Mocuba irá produzir 79 GWh por ano e fornecerá energia limpa a 175 mil clientes. A produção de energia da nova Central contribuirá para evitar a emissão de 75 mil toneladas de carbono ao ano.


Foram necessários apenas nove meses para que a Central fosse construída dentro dos padrões recomendados em projectos do género, facto que mereceu de Filipe Nyusi rasgados elogios à equipa de técnicos envolvidos: "Queria, pois, felicitar a empresa norueguesa SCATEC e a nossa EDM pelo trabalho feito aqui que tornou realidade a Central Solar de Mocuba, a PRIMEIRA CENTRAL SOLAR DE GRANDES DIMENSÕES EM MOÇAMBIQUE, que hoje temos a honra de inaugurar", adiantando que a opção por este recurso natural para a geração de electricidade vai, sem dúvida, impulsionar os projectos que vêm nascendo na Província da Zambézia, em particular, mas em toda a região centro-norte de Moçambique.


Mário Jonas, técnico da EDM que faz parte do projecto, disse que a Central Solar deMocuba vai trazer inúmeros benefícios, desde a sua contribuição na diversificação da matriz de fornecimento de energia limpa à rede eléctrica nacional, para além de melhorar a estabilidade da rede e reduzir as perdas detransmissão no sistema de transporte centro-norte da EDM. "Uma nota importante é que parte da receita anual da Central vai ser aplicada no planeamento de programas sociais para a comunidade local", elucidou o Eng. Mário Jonas.


Falando para centenas de pessoas que acorreram ao local para acompanhar o evento, Filipe Nyusi recordou quea energia constitui um factor dinamizador do desenvolvimento socioeconómico do País, sendo por isso fundamental para todos os sectores da sociedade, na criação das condições para a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos e elevação da eficiência na realização das actividades económicas e sociais.


"O nosso grande desafio, disse o Presidente, consiste em criar condições para aumentar o acesso a formas de energia, de modo sustentável, contribuindo para o combate à pobreza, melhoria do bem-estar dos moçambicanos e para o desenvolvimento sócio-económico do País, através da expansão das infra-estruturas energéticas. "


Falando na ocasião, o representante da Embaixada do Reino da Noruega em Moçambique, disse que a Central de Mocubaé uma das oito que a Scatec começou a construir em 2018, concentrando esforços no envolvimento das comunidades locais, nomeadamente no processo de recrutamento de pessoal local e implementação de novos programas de desenvolvimento. "Aqui em Mocuba, por exemplo, empregamos 1200 trabalhadores, sendo que 80% foram recrutados localmente", revelou o dirigente.


A Scatec detém 52,5% do empreendimento em parceria com a  EDM – Electricidade de Moçambique (25%) e com o fundo KLP NorfundInvestments (22,5%). O contrato de compra de energia da Central, por 25 anos, foi firmado em Outubro de 2016 entre a CESOM (Central Solar de Mocuba) e a EDM. (x)

Shortcuts