EDM em prestaçāo de contas

Tue, 06/08/2019 - 17:15

A empresa Electricidade de Moçambique encontra-se, desde o dia 5 de Agosto corrente, até dia 13, em processo de prestaçāo de contas das suas unidades orgânicas para com o Conselho de Administraçāo. O processo foi dividido em duas partes: uma está a decorrer na cidade da Beira, capital provincial de Sofala, enquanto a segunda vai ter lugar na vila de Bilene, na província de Gaza.

Para a cidade da Beira, prestaram contas no primeiro dia de trabalhos, sequencialmente a Direçāo Regional Centro, que inclui as delegações da Beira, Chimoio, Tete, Quelimane,  Mocuba e Angoche; a Direcçāo Regional Norte, compreendendo as delegações de Nampula, Pemba, LIchinga e Cuamba; as Direcções de Transmissāo Centro, Norte e Sul, assim como a Direcçāo Geral de Transmissaāo e a Direcçāo de Geraçāo.
 
No segundo dia, 6 de Agosto de 2019, apresentaram as suas contas ao Conselho de Administraçāo a Direcçāo de Operador do Mercado, a Direcçāo de Operador do Sistema, a Direcçāo Geral de Operaçāo de Sistemas e Mercado, a Direcçāo de Desenvolvimento de Negócios e a de Energia Social. Ainda no período da tarde, foram igualmente analisadas as contas da Direcçāo de Energias Renováveis e Eficiência Energética, a Direcção de Planeamento de Sistemas e a de Auditoria.

Já no dia 7 de Agosto, o terceiro e último dia da prestação de contas na Beira, perfilaram a Direcção de Planificação e Orçamento, Finanças Corporativas e de Tesouraria. Apresentaram as suas contas igualmente a Direcção de Pessoal, Organização e Género, Tecnologias de Informação e Comunicação, a Direcção de Segurança, Saúde e Ambiente, os Serviços Gerais e a Direcção de Academia.

No dia 12 e 13 de Agosto próximos, as outras direcções vão apresentar as suas contas na vila de Bilene.

Este constitui o retomar das reuniões de prestação de contas na EDM, interrompidas desde 2015, no âmbito do processo de transformação por que passou a EDM. Falando na abertura do encontro, o Presidente do Conselho de Administração referiu que “Retomamos o processo de prestação de contas na Empresa. Entendemos que este é um mecanismo de gestão fundamental para o alcance das metas que se almejam. Vamos prosseguir com esta prática, pois nos permite ver a que ritmo vamos no âmbito das nossas obrigações e corrigir o que houver por corrigir.”
À luz da instrução emanada em devido tempo pela Direcção de Transformação, os relatórios de prestação de contas dos Centros de Negócio e Suporte devem conter a síntese do grau de cumprimento das recomendações das últimas reuniões nacionais, o resumo das actividades realizadas e as não realizadas no âmbito do Plano de Actividades e Orçamento de 2018, o orçamento aplicado versus orçamento não planificado e a dinâmica dos recursos humanos; a análise dos pontos fracos e riscos, os desafios para o II semestre do ano, assim como os comentários e recomendações estratégicas.

A avaliar pelas classificações que o Conselho de Administração atribuiu à cada uma das apresentações, após a sua efectivação – que variaram de média a muito bom, com muitos ‘bons’ pelo meio –, pode dizer-se que o Conselho de Administração se sentiu satisfeito. Com efeito, não se registou nenhuma unidade orgânica que regista atrasos significativos e sem justificação aceitável no cumprimento das actividades que lhe foram acometidas. Os casos mais frequentes são de direcções que se encontram precisamente nas coordenadas programadas; mas há umas poucas que ultrapassaram já as metas estabelecidas para o período em referência, o primeiro semestre de 2019.

Houve, como não deixaria de ser, um conjunto de recomendações para cada um dos Centros de Negócio e de Suporte, todas elas visando a aceleração ou aperfeiçoamento do trabalho em curso.

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