PR INAUGURA REDE ELÉCTRICA DO POSTO ADMINISTRATIVO DE IMPIRE

Fri, 10/02/2023 - 14:00 to Fri, 14/02/2025 - 14:30

O Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou hoje, dia 10 de Fevereiro, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo (PA) de Impire, Distrito de Balama, Província de Cabo Delgado.

Trata-se do quadragésimo sétimo Posto Administrativo a ser ligado a Rede Eléctria Nacional (REN) no âmbito do Projecto de Electrificação das Sedes dos Postos Administrativos. Destes, sete são da Província de Cabo Delgado, nomeadamente Ngapa e Chapa, em Mueda; Papai, Ncumpe e Machoca, em Namuno; bem como Kwekwe e Impire, em Balama.

Durante a cerimónia de inauguração, o PR disse que a energia deve ser usada para melhorar a qualidade de vida da população, alavancar a produtividade e aprimorar os serviços de saúde e de educação.

Na mesma ocasião, o Chefe do Estado frisou que com a chegada de energia eléctrica, foram removidas as barreiras ao desenvolvimento local e nacional, criando condições para impulsionar a transformação e modernização da economia local, através do efeito multiplicador da energia eléctrica, desde o aumento da produção e do comércio agrícola, indução ao consumo local, criação de postos de trabalho e geração de renda.

Para garantir a qualidade e a fiabilidade no fornecimento de energia eléctrica, o Chefe do Estado recomendou a população de Impire a ser vigilante e evitar casos de vandalização de infra[1]estruturas eléctricas e roubo de energia.

“Devemos todos participar no combate cerrado ao roubo de energia e à vandalização de infra-estruturas de transporte e distribuição de energia eléctrica,” disse e acrescentou “nós já fizemos a nossa parte, trouxemos energia para aqui. Cabe a vocês cuidar dessa energia.”

A expansão da rede eléctrica àquele PA consistiu na construção de 25 km de Linha de Média Tensão a 33kV e 22 Km de Rede de baixa Tensão. Foram, igualmente, instalados 21 Postos de Transformação (PT) 75KVA, totalizando 1575 kVA. Refira-se que o Governo de Moçambique está empenhada em assegurar a electrificação de todos os Postos Administrativo até 2024, e o acesso universal à energia, através do Programa de Electrificação do Energia para Todos, até 2030.

Shortcuts