EDM recebe delegação da RNT de Angola

Delegação Angolana na CTM
Mon, 17/10/2022 - 11:15 to Mon, 30/12/2024 - 14:30

A Electricidade de Moçambique, E.P., (EDM) e a Rede Nacional de Transporte de Energia de Angola (RNT – EP) estão desde hoje, 17 de Outubro de 2022, reunidos, em Maputo, para, durante uma semana, efectuarem um intercâmbio e troca de experiência no sector de transporte de energia.

O encontro iniciou com apresentações das várias áreas que compõem a actividade da EDM, desde a Estratégia e Desempenho Empresarial, passando pela Operação do Sistema, Operador de Mercado, Direcção de Produção, Direcção de Transporte e Tecnologias de Informação.

O programa de trabalho da delegação angolana inclui visitas à GIGAWATT, CTRG, Subestação de Ressano Garcia, Subestação de Infulene, SE Maputo,, SE Matola e o Centro Nacional de Despacho.

Espera-se que deste intercâmbio resultem acordos com benefício para ambas empresas, no futuro.

A RNT-EP surge no âmbito da reorganização e potenciação do sector eléctrico angolano que procedeu à extinção da Empresa Nacional de Electricidade e consequentemente criou três Empresas no Sector, uma para cada segmento de valor nomeadamente, a Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL-EP), a Empresa Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP) e a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP), iniciativa que visa a melhoria do desempenho das empresas do sector.

Falando no encontro, o Engº Pedro Sebastião, Administrador Para Gestão da Redes de Transporte de Angola, referiu que “com uma história muito recente, mas detentora de um capital humano com experiência acumulada no sector eléctrico angolano, a RNT-EP pretende marcar uma sólida presença no país e na região, pretendendo alcançar uma imagem de excelência, sendo, por isso, o intercâmbio com a EDM um exemplo do posicionamento que a empresa quer estabelecer na região.”

Júlio Chupuazo, Administrador da EDM para o Pelouro de Produção e Transporte referiu que Moçambique posiciona-se como um dos maiores exportadores de energia na SADC, estando, por isso, aberto a novas propostas de mercado no sector de energia no continente. (x)

Shortcuts