TEMPESTADE TROPICAL “FILIPO”: ENERGIA ELÉCTRICA REPOSTA DE FORMA GRADUAL

 

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) informa aos seus estimados clientes e ao público em geral que, a Tempestade Tropical “FILIPO” que se faz sentir em algumas regiões do País, desde a manhã de ontem, 12 de Março, continua a causar danos no sistema eléctrico, interrompendo o fornecimento de energia eléctrica em vários pontos do País.

O tempo de indisponibilidade do sistema eléctrico tem variado conforme as ocorrências e intensidade do fenómeno atmosférico nas três regiões do País. Ainda assim, no balanço das actividades de reposição realizadas pelo Comité Operativo da EDM, até ao meio dia de hoje, 13 de Março, constatou-se a redução do número de clientes sem corrente eléctrica, que passou de 98.756 clientes anunciados até as 13:00 horas de ontem, 12 de Março, para os actuais 11.256 clientes afectados.

Na Região Sul cerca de 5.000 clientes dos Distritos de Machanga e Mambone continuam sem energia eléctrica, enquanto que, na Região Centro, cerca de 2.000 clientes das Localidades de Savane e Muanza continuam desprovidos da corrente eléctrica.

Importa referir que, na Cidade de Maputo, devido, sobretudo, à queda de postes, estão desprovidos da corrente eléctrica os clientes do Bairro Chamanculo e parte dos Bairros Triunfo, Mapulene, Ferroviário, Magoanine, Bagamoyo, 25 de Junho e Hulene. Já na Província de Maputo, registam-se perturbações do sistema eléctrico na Vila de Ressano Garcia, Ilha de Inhaca, bem como nos Municípios da Matola, Matola Rio, Boane e Manhiça.

Por sua vez, na Região Norte, a interrupção do fornecimento de energia afecta 4.256 clientes do Distrito de Eráti (Postos Administrativos de Namapa e Alua).

Equipas técnicas da EDM estão no terreno, intervindo na rede para a reposição gradual do sistema. Entretanto, as condições atmosféricas e a inacessibilidade de alguns locais têm sido os maiores obstáculos e concorrem para a demora na reposição do fornecimento da corrente eléctrica.

 

Neste contexto, a EDM reforça o apelo à observância rigorosa de medidas de prevenção e segurança, tais como:

Evitar estar próximo de qualquer equipamento eléctrico;
Evitar tocar nos cabos eléctricos ou postes;
Controlar as crianças para não brincarem perto das infra-estruturas danificadas;
Desligar o quadro geral e todos os electrodomésticos;
Manter sempre os aparelhos eléctricos afastados da água;
Evitar manusear os aparelhos e equipamentos eléctricos com o corpo molhado ou descalço;
Não utilizar ferramentas eléctricas ao ar livre em condições de humidade; e
Mesmo em caso de interrupção no fornecimento de energia, todas as instalações devem ser consideradas como estando permanentemente em tensão.

 

Para mais informações, dúvidas, reclamações e sugestões, a EDM dispõe de uma Central de Atendimento de chamadas grátis, com o número 1455. O cliente pode também se dirigir às instalações da Empresa para atendimento presencial.

A EDM agradece a colaboração de todos na identificação e comunicação, pelos canais acima mencionados, de todas as anomalias observadas nas infra-estruturas eléctricas em qualquer local do País.

Pelos transtornos que esta situação está a causar aos seus estimados clientes, a Electricidadede Moçambique E.P. apresenta sinceras desculpas e apela à compreensão de todos.

 

Maputo, 13 de Março de 2024

Iluminando a Transformação de Moçambique

Dates: 
Wednesday, 13 March, 2024 - 14:15

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