SONELGAZ DISPOSTA A APOIA A EDM NO ACESSO UNIVERSAL À ENERGIA ELÉCTRICA


A Sonelgaz, Empresa Argelina de Produção, Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica e Gás Natural, está disposta a apoiar a Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) na implementação de projectos de produção e distribuição de energia para impulsionar e Acesso Universal, em Moçambique.
O Secretário Geral da Sonelgaz, Nabil Kafi, que durante a sua estadia a Moçambique, visitou a Central Termoeléctrica de Maputo (CTM), afirmou que o seu País e em particular a sua instituição está disponível para ajudar a EDM no sector de energia, bem como apoiar nas áreas de formação dos técnicos da EDM.
Nabil Kafi, que visitou a CTM, no dia 15 de Outubro de 2025, mostrou-se bastante satisfeito e impressionado com aquela unidade de produção de energia. “Estou muito impressionado, esta é uma central moderna, gerida e operada por uma equipa jovem, com a participação activa de mulheres, isso é muito encorajador. A Sonelgaz tem uma grande experiência em áreas ligadas a produção transporte e distribuição de energia eléctrica, bem como da produção e distribuição de gás e podemos partilhar a nossa experência com a EDM e a ENH, em prol do desenvolvimento dos nossos países e de África no geral, disse, o dirigente Argelino.
Nabil Kafi revelou que ficou, igualmente, impressionado com a taxa de crescimento da electrificação em Moçambique, mostrando abertura para apoiar a EDM no alcance dos seus objectivo.
Por seu turno o Presidente do Conselho de Administração disse que o apoio da Argélia é bem vido, “queremos agradecer a abertura que nos dão na formação dos nossos técnicos e na área de produção e no fabrico de equipamentos que estão direccionados à electrificação para o Acesso Universal”, diisse o PCA da EDM, acrescentando que “a Argélia tem 100% de acesso à energia eléctrica, nós estamos a caminho disso e vamos aproveitar a rica experiência para acelerar a electrificação”.
“Serão formadas equipas técnicas e juntamente com os técnicos da Argélia vamos identificar os projectos tendo em conta a lista de projectos prioritário que pretendemos implementar”, frisou o PCA Joaquim Ou-chim.
De acordo com o Director-Geral da Sonelgaz, a Argélia tem disponíveis no seu sistema eléctrico cerca de 26 mil Megawhatt de potência instalada que alimentam cerca de 70 mil quilómetro de Rede de Distribuição.