Informativa

SONELGAZ DISPOSTA A APOIA A EDM NO ACESSO UNIVERSAL À ENERGIA ELÉCTRICA

Samussone Cuna
October 16, 2025
5 min

A Sonelgaz, Empresa Argelina de Produção, Transporte e Distribuição de Energia Eléctrica e Gás Natural, está disposta a apoiar a Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) na implementação de projectos de produção e distribuição de energia para impulsionar e Acesso Universal, em Moçambique.

O Secretário Geral da Sonelgaz, Nabil Kafi, que durante a sua estadia a Moçambique, visitou a Central Termoeléctrica de Maputo (CTM), afirmou que o seu País e em particular a sua instituição está disponível para ajudar a EDM no sector de energia, bem como apoiar nas áreas de formação dos técnicos da EDM.

Nabil Kafi, que visitou a CTM, no dia 15 de Outubro de 2025, mostrou-se bastante satisfeito e impressionado com aquela unidade de produção de energia. “Estou muito impressionado, esta é uma central moderna, gerida e operada por uma equipa jovem, com a participação activa de mulheres, isso é muito encorajador. A Sonelgaz tem uma grande experiência em áreas ligadas a produção transporte e distribuição de energia eléctrica, bem como da produção e distribuição de gás e podemos partilhar a nossa experência com a EDM e a ENH, em prol do desenvolvimento dos nossos países e de África no geral, disse, o dirigente Argelino.

Nabil Kafi revelou que ficou, igualmente, impressionado com a taxa de crescimento da electrificação em Moçambique, mostrando abertura para apoiar a EDM no alcance dos seus objectivo.

Por seu turno o Presidente do Conselho de Administração disse que o apoio da Argélia é bem vido, “queremos agradecer a abertura que nos dão na formação dos nossos técnicos e na área de produção e no fabrico de equipamentos que estão direccionados à electrificação para o Acesso Universal”, diisse o PCA da EDM, acrescentando que “a Argélia tem 100% de acesso à energia eléctrica, nós estamos a caminho disso e vamos aproveitar a rica experiência para acelerar a electrificação”.

Serão formadas equipas técnicas e juntamente com os técnicos da Argélia vamos identificar os projectos tendo em conta a lista de projectos prioritário que pretendemos implementar”, frisou o PCA Joaquim Ou-chim.

De acordo com o Director-Geral da Sonelgaz, a Argélia tem disponíveis no seu sistema eléctrico cerca de 26 mil Megawhatt de potência instalada que alimentam cerca de 70 mil quilómetro de Rede de Distribuição.

Não existem imagens na galeria da noticia
Clique na imagem para abrir a galeria

Mantenha-se actualizado

Inscreva-se e passe a receber notificações sobre actuação da EDM

Ao submeter o seu email, concorda com os Termos de Privacidade da EDM
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.