EDM incentiva o gosto pela literatura nacional


Através do seu Projecto de Responsabilidade Social denominado “Ler com Energia”, a Electricidade de Moçambique (EDM) oferece obras literárias do Bento Baloi ao Instituto Industrial 1° de Maio de Maputo e à Faculdade de Letras da Universidade Eduardo Mondlane, ambas em Maputo.
Trata-se da última publicação daquele escritor moçambicano intitulada “Chave de Areia” a qual retrata, de forma ficcionada, momentos da história moçambicana, com destaque para o acidente áereo que tirou a vida ao então Presidente Samora Machel, em Mbuzini, na vizinha Africa do Sul.
A Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais, Stélia Neta, explicou que o Projecto “Ler com Energia” consisti na aquisição de obras de autores moçambicanos para posterior distribuição em instituições de ensino, a nível nacional
“Mais do que ampliar o acervo bibliográfico das escolas, com este Projecto, a EDM engaja e promove o gosto pela leitura, com especial enfâse para as obras moçambicanas. Porém, é indispensável, que os alunos, bem como a comunidade estudantil e ou académica não deixem estes livros nas prateleiras das bibliotecas. Deve haver um forte compromisso de todos para que os livros passem de mão em mão, despertando, quiçá, estudos e ou corrente literária sobre os nossos autores, ou seja, sobre o que se escreve sobre nós, por um de nós”, frisou Stélia Neta.
Por seu turno, o autor da obra “Chave de Areia”, Bento Baloi, enalteceu a iniciativa da EDM, tendo deixado o apelo para que mais empresas façam a mesma aposta e investimento de promoção da cultura moçambicana. “Esta prática de apoiar as escolas, e, de forma indirecta, à produção literária nacional, é muito interessante e deve ser replicada. Muitos alunos, têm, nestas iniciativas, a oportunidade de ter o seu primeiro contacto com o livro podendo daí, surgir o gosto pela leitura, ainda no ambiente escolar”, disse Bento Baloi
Beneficiaram-se do Projecto “Ler com Energia”, com os 100 livros de Bento Baloi adquiridos pela EDM, cinco instituições de ensino técnico e superior, distribuídas pela cidade de Maputo e Província de Tete.










