EDM REAFIRMA SUA POSIÇÃO COMO EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) procedeu, nesta quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, na Cidade de Maputo, ao Lançamento da sua Política de Responsabilidade Social, um instrumento que visa formalizar as actividades de caractér social que, desde a sua criação em 1977, tem vindo a ser desenvolvidas, através da concessão de apoios e patrocínios.

 

O instrumento integra um Manual de Procedimentos que irá nortear a selecção dos beneficiários dos apoios e patrocínios da EDM, por meio de Concurso Público, de projectos, os quais devem estar ajustados às áreas de intervenção definidas pela Política de Responsabilidade Social, nomeadamente, no Desporto, Educação e Conhecimento, Eficiência Energética e Protecção do Meio Ambiente e Voluntariado e Saúde.

 

Segundo o Presidente do Conselho de Administração (PCA), Marcelino Gildo Alberto, a EDM está determinada em investir em acções promotoras do bem-estar social dos moçambicanos e reforçar a ligação entre a EDM e as comunidades.

 

“A nossa Política de Responsabilidade Social é, em suma, a energia de atitude para a mudança, pois, acreditamos que as nossas acções terão impacto positivo para a sociedade moçambicana”, referiu o PCA da EDM.

 

O Eng.º Marcelino Gildo Alberto afirmou também, que a Empresa pretende estabelecer uma plataforma de participação activa e de diálogo ético e transparente com o público, considerando as expectativas e os contextos social, cultural, económico e ambiental dos moçambicanos.

 

“Estamos conscientes de que, por sermos uma Empresa socialmente responsável, não nos podemos limitar ao cumprimento das competências e atribuições que nos foram confiadas pelo Governo. Os ganhos da implementação deste instrumento serão benéficos para todos”, disse o PCA, tendo reiterado o compromisso da EDM com a cultura de transparência, integridade e boa governação, na gestão dos apoios e patrocínios concedidos pela Empresa.

 

Por sua vez, a Directora do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da EDM, Stélia Neta, referiu que com o operacionalização da Política de Responsabilidade Social, a Empresa espera ver melhorado o relacionamento com as comunidades, os governos locais, autoridades locais, organizações da sociedade civil e outros stakeholders.

 

“Esperamos também a promoção da boa imagem e reputação institucionais, com a valorização dos impactos positivos das acções de Responsabilidade Social Corporativa da EDM. Do mesmo modo, gostaríamos de ver engajados os valores de solidariedade, espírito de pertença institucional, coesão e comprometimento dos colaboradores, a todos os níveis, bem como o reconhecimento da EDM como Empresa competitiva, líder no sector energético e exemplo notável de Cidadania Empresarial”, disse a Directora durante a apresentação da Política de Responsabilidade Social.

 

No evento que contou com  vários representantes da Sociedade Civil, houve espaço para depoimentos de instituições que já contaram com o apoio da EDM. A tónica dos discursos foi a contribuição significativa da EDM na melhoria das condições de vida dos beneficiários.

 

O Concurso Público para a disponibilização de apoios e patrocínios pela EDM, inicia no próximo ano, 2023, esperando-se que a iniciativa sirva para continuar a iluminar e transformar a vida dos moçambicanos.

 

Maputo, 22 de Dezembro de 2022

Iluminando a Transformação de Moçambique!

Dates: 
Quinta, 22 Dezembro, 2022 - 12:15 a Sábado, 31 Dezembro, 2022 - 08:15

Atalhos