EDM APOSTA NOS PETIZES PARA O CAMBATE À VANDALIZAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS ELÉCTRICAS

Momento da foto família

 

A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) e a Escola Primária 25 de Junho assinaram, na manhã de hoje, 03 de Julho, um Memorando de Entendimento (MdE), instrumento de cooperação entre as duas instituições, que tem por objectivo melhorar à infra-estrutura escolar e instalação eléctrica, tornando aquele estabelecimento de ensino escolar num Modelo de engajamento comunitário de Combate ao Roubo de Energia e Vandalização de Infra-estruturas Eléctricas.

 

 

Assim, as partes assumem o compromisso de participar na realização de palestras de sensibilização sobre o roubo de energia e vandalização de infra-estruturas eléctricas, bem como em matérias de eficiência energética.

 

 

 A  mudança deve começar com os petizes, que são os futuros Governantes do País”, enfatizou o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Eng.º Marcelino Gildo Alberto, que fez também questão de sublinhar que o sector da educação é fundamental na transmissão de conhecimento, não só académico, mas, também moral e social.

 

Só em 2022, a EDM teve prejuízos de cerca de 6.7 Mil Milhões de Meticais, provocados pelo elevado índice de roubo de energia e vandalização de infra-estruturas eléctricas, “valor que serviria para ligar mais famílias moçambicanas à Rede Eléctrica Nacional, incluíndo escolas e hospitais”, referiu o PCA da EDM, tendo acrescentado que, “a Empresa conta com a participação activa do corpo docente, funcionários, estudantes, encarregados de educação e da comunidade no geral, na vigilância e denúncia de práticas ilícitas. Este desafio não é apenas da EDM, mas sim de todos os moçambicanos”.

 

 

Por seu turno, o Director Adjunto dos Serviços Sociais no Sector da Educação, Dr. Armando Mutemba, referiu que esta cooperação representa um grande prémio para o Sector da Educação no geral, para a EP 25 de Junho, em particular. “A nossa Escola apresenta uma estrutura degradada. Não apresenta boas condições e requer um trabalho profundo de reabilitação para melhorar e galvanizar o processo de ensino e aprendizagem. Nos próximos tempos,  no âmbito deste MdE, vamos introduzir no currículo módulos que incentivam o melhor uso de energia eléctrica ”, disse o Director Adjunto.

 

Na ocasião, o Director da EP 25 de Junho, Dr. Bernardo Maunze  referiu que a Escola que, em 2021, teve apoio da EDM para a reabilitação do Boloco Administrativo, já vem trabalhando junto da comunidade de Lhamankulu na sensibilização contra o Roubo de Energia e Vandalização de Infra-estruturas Eléctricas.

 

 

Importa referir que, a EDM, no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social esteve, desde sempre, empenhada na promoção do bem-estar dos moçambicanos de modo que, este MdE representa  mais um exemplo do comprometimento da Empresa em causas solidárias, com impacto útil e necessário para a pressecussão dos trabalhos de electrificação nacional, sistematicamente condicionados com o preocupante índice de ocorrência de roubo e vandalização de infra-estruturas eléctricas, a nível nacional.

Dates: 
Segunda, 3 Julho, 2023 - 12:15 a Quinta, 4 Julho, 2024 - 10:15

Atalhos